Prefeito participa de leilão que trará Trem Intercidades para Jundiaí
Publicada em 29/02/2024 às 20:00
Na tarde desta quinta-feira (29), em leilão que ocorreu na Bolsa de Valores, em São Paulo, o Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, foi o vencedor do leilão para a operação, pelos próximos 30 anos, do empreendimento do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará a cidade de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí, além do sistema de Trem Intermetropolitano (TIM) e de melhorias na Linha 7 – Rubi.
Com investimento de R$ 14,2 bilhões, o valor será investido em obras de infraestrutura, construções e modernizações da linha férrea. A proposta vencedora apresentou deságio – desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado – de 0,01% pela contraprestação dos serviços públicos de R$ 8,06 bilhões, na data-base 2024. Já o aporte do Governo de São Paulo no empreendimento será mantido no montante inicial previsto de R$ 8,98 bilhões, conforme valores atualizados.
“Essa é uma obra muito importante para a região de Jundiaí, pois vai gerar mais empregos e alavancar o setor imobiliário. Na área da mobilidade vai descomprimir nossas rodovias oferecendo um transporte de maior qualidade, além de ser uma obra pioneira, servindo de base até para outros estados”, reforçou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Leilão foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo; consórcio Brasil-China foi vencedor
“É um momento histórico para a infraestrutura e mobilidade sobre trilhos do Estado de São Paulo. Com certeza, é um marco para a cidade de Jundiaí, a evolução de um processo que nós acompanhamos desde o início. Um hub ferroviário deste porte, em Jundiaí, estimulará ainda mais a vinda de empresas e, consequentemente, a geração de mais empregos e prosperidade para as pessoas”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
Com um trajeto de 101 km, o TIC (Serviço Expresso), entre São Paulo – Jundiaí – Campinas, a viagem terá em média 1 hora e 4 minutos de duração, com intervalo de 15 minutos nos horários de pico. O edital prevê, ainda, que a empresa ofereça opere em uma velocidade máxima de 140 km/h, o que representaria o sistema de transporte por trilhos mais rápido do Brasil.
“Hoje, Jundiaí, aliada a Campinas e São Paulo, é protagonista de algo inédito no Brasil. O entusiasmo é tão grande, a força de vontade é enorme, porque o que esse pacote de investimentos nos oferece é pujante para o estado de São Paulo. Uma obra como a do TIC, administrada inteligentemente, muda a vida das pessoas para melhor”, falou o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.
Além do prefeito e do gestor da UGGF, o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz e a gestora de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), Simone Zanotello.
Governador Tárcísio de Freitas, Prefeito Luiz Fernando Machado e Gestor José Antonio Parimoschi, em evento
Histórico
A partir da publicação do edital da concessão do Trem Intercidades, Jundiaí dá um grande passo para se tornar um “Hub Ferroviário”, já que a cidade passará a contar com outros grandes empreendimentos do “modal de ferrovias”, que são; Segregação Noroeste do Transporte de Cargas, que consiste na construção de uma linha dedicada exclusivamente ao transporte de cargas, ligando São Paulo (Estação Barra Funda) a Jundiaí; Trem Intermetropolitano (TIM), dedicada ao transporte de passageiros e que passará por cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Além da já existente Linha 7 – Rubi, que terá sua estrutura totalmente renovada, mantendo o trajeto entre a Estação da Barra Funda (São Paulo) e Jundiaí.
Outro fator predominante para a população é a geração de empregos. Com a implantação do empreendimento, a expectativa é que sejam – gerados direta e indiretamente – mais de 10 mil novas oportunidades de trabalho.
Quando implantada, a capacidade do transporte de passageiros também terá crescimento. São estimados 860 passageiros sentados e até 60 mil por dia, entre todas as operações. Ainda de acordo com o edital, está previsto que todos os trens tenham banheiros, inclusive acessíveis, sinal de wi-fi, tomadas e carregadores USB e telas pelas composições para informações sobre o trajeto.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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