Produção de vinhos em Jundiaí é tema de encontro técnico na Itália
Publicada em 09/11/2023 às 08:00
Nesta semana, a produção de vinhos em Jundiaí e a criação do Centro de Viticultura e Enologia, localizado na ETEC Benedito Storani, são temas de encontro técnico na cidade de Conegliano, na Itália. A Prefeitura de Jundiaí está representada pelo gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.
O intercâmbio busca o aprofundamento e consolidação do projeto de parceria entre o Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí e a Scuola Enologica Ita Cerletti, em Conegliano. Nesta quarta-feira (08), o gestor foi recebido pelo prefeito da cidade, Fabio Chies, e demais representantes da cidade. Também foi assinada uma carta de intenção para pacto de amizade entre Jundiaí e Conegliano, principalmente motivada pela tradição na produção de vinhos.
Gestor foi recebido pelo prefeito e representantes de Conegliano
“Fomos muito bem recebidos aqui em Conegliano. Dada a expertise da cidade no ensino e produção de vinhos de qualidade, com certeza levaremos conceitos e aprendizado para os produtores de Jundiaí”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez.
No período, também estão previstos encontros técnicos em várias fábricas de equipamentos para produção de suco de uva e vinho, além de vinícolas tradicionais italianas. “Foi um prazer conhecer o projeto de Jundiaí e compará-lo sobre tópicos importantes e de desenvolvimento para duas cidades que têm o mundo do vinho nos olhos”, disse o prefeito de Conegliano, Fabio Chies.
O Centro de Enologia e Viticultura de Jundiaí conta com um curso técnico, além de salas para produção de suco de uva e do vinho, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí. O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado. “O crescimento do turismo rural fez com que as vinícolas como um todo se preocupassem mais com o processo da elaboração de vinhos finos e também com a qualidade do suco de uva. Agora, com mais tecnologia e todo o aprendizado, o salto de qualidade dos vinhos de Jundiaí será considerável”, disse o gestor.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários