Em Jundiaí, campanha para conscientizar sobre o câncer de mama vai de outubro a outubro
Publicada em 05/11/2023 às 08:00
A campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, no Município, não terminou no dia 31, último dia do mês. As ações, com foco no diagnóstico, na prevenção e na promoção da qualidade de vida, permanecem ao longo do ano na rede municipal de saúde.
“Em Jundiaí, o alerta vai de Outubro a Outubro. A saúde é nossa prioridade e seguimos focados e atuando de maneira multiplataforma para a oferta de saúde qualificada e resolutiva, a partir de serviços que garantem a assistência integral e de ações voltadas ao autocuidado. Além da busca dos exames preventivos, a rede incentiva a adoção de bons hábitos, como atividade física e alimentação saudável, que contribuem para a prevenção do câncer de mama e também dos demais tipos de cânceres”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
Gláucia foi diagnosticada e faz um chamado para as mulheres realizarem os exames preventivos
Neste ano, a campanha levou a realização de três mil mamografias na cidade. O chamado da Prefeitura para as mulheres a partir de 40 anos realizem o exame continua. Basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família, manifestar o interesse e o enfermeiro ou médico emitirá a guia para o agendamento.
“Essa busca pelos exames preventivos é fundamental. Eu sempre fiz e, aos 39 anos, fui diagnosticada com câncer de mama, a partir da descoberta de um pequeno nódulo entre os ductos mamários. Passei por duas cirurgias e estou na segunda sessão de quimioterapia. Faltam quatro. Tudo foi na fase inicial, o que é um diferencial. Eu alerto a todas as mulheres a correrem atrás. É claro que bate um medo, mas quanto mais cedo descobrir, melhor é”, orienta a servidora pública Gláucia Jacob, atualmente em tratamento no Ambulatório da Mulher, instalado no complexo do Hospital Universitário (HU).
“Ergui a minha cabeça e procuro tirar uma lição disso tudo. Conto com o apoio da minha família e de todos da equipe da saúde, que me acolheram e fazem de tudo para o meu bem-estar”, complementa, com um sorriso no rosto.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, entre 2023 a 2025, sejam diagnosticados quase 74 mil novos casos de câncer de mama no País, e que a doença cause 18 mil mortes. No Brasil, a média de idade das mulheres com a doença é de 53 anos e a incidência é maior nas regiões Sul e Sudeste. Na cidade, no primeiro semestre deste ano, foram diagnosticados 35 novos casos na rede pública de saúde.
O encaminhamento para a mamografia pode ser solicitado na UBS
Atendimento
Tanto o fluxo para o diagnóstico como para o tratamento da doença na rede municipal de saúde é bem estabelecido, levando em média, após a descoberta, 15 dias para o início da intervenção, prazo inferior ao preconizado pelo SUS. A paciente também conta com atendimento de equipe multiprofissional, incluindo os cuidados psicossociais.
Já nos serviços da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família –, além do atendimento das equipes de saúde, são oferecidas atividades coletivas a partir de grupos como o artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong e alongamento, para promoção e prevenção em saúde. O usuário só precisa procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários