Inscrições abertas para oficinas gratuitas na Pinacoteca
Publicada em 08/11/2023 às 08:00
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza, a partir da próxima semana, duas oficinas gratuitas com duração de um ano, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes: Oficina de Pintura e Oficina Terapêutica.
As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de uma hora e meia. As Oficinas na Pinacoteca vão atender a um público de 12 a 65 anos. Interessados em participar deverão se inscrever pela Internet, por meio dos formulários Google, sendo que, para cada curso há um formulário específico.
Confira mais informações das duas Oficinas Pintura e Terapêutica:
Oficina “Pintura”
Arte-educadora: Emília de Oliveira Santos
Público-alvo: 12 a 65 anos
Número de inscrições: 10 alunos
Sextas das 15h15 à 16:45 – Início em 10/11
Inscrições: https://forms.gle/c5VQLED8r23Lo6mL9
“O respeito ao desenvolvimento do artista em confluência com a linguagem e o estímulo à criatividade são alguns dos objetivos do curso, cabendo à professora dar suporte técnico e orientação no sentido histórico/filosófico da arte. Estudando técnicas referentes à pintura e técnicas básicas do desenho artístico buscamos desenvolver uma produção baseada em recursos e estilos acadêmicos, visando a construção de repertório pessoal do aluno.”
Oficina “Terapêutica”
Arte-educadora: Mariana Falaschi
Público-alvo: Adultos de 26 a 65 anos
Número de inscrições: 12 alunos
Sextas: 10h às 11:30 – Início em 10/11
Inscrições: https://forms.gle/6YwH4eZjSrT45GNL6
“Proposta de encontros arte terapêuticos nas modalidades de desenho e pintura para adultos e idosos, com o objetivo de:
– proporcionar aos participantes a expressão do seu mundo interno através do desenho e da pintura, sem focar no belo, no certo ou errado, mas no espontâneo;
– estimular as funções pensamento e sentimento, ou seja, mente e emoções, que estão diretamente associadas a estas duas modalidades expressivas;
– proporcionar um momento de relaxamento na vida dos participantes, um momento no qual podem se expressar, aliviar suas tensões e reconhecer suas potencialidades através daquilo que manifestam durante as atividades artístico-expressivas.
– atividade mobilizadora/aquecimento: contação de histórias ou mitos, músicas ou poemas, visualização criativa, técnicas de relaxamento ou movimentos corporais;
– atividade artística principal: pintura ou desenho.
As atividades com desenho serão feitas com lápis de cor, giz de cera, giz pastel e carvão para desenho.
A pintura será feita com tinta guache, aquarela e também com pigmentos naturais como terra, café, cúrcuma, açafrão, entre outros temperos, envolvendo o participante na confecção da própria tinta, que é atóxica e sustentável.
A Pinacoteca está localizada junto ao Centro Jundiaiense de Cultura Jorosil, na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Dúvidas, entrar em contato pelo e-mail centrodecultura@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4586-2326.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários