VISAM apresenta ações de controle da raiva em evento de 120 anos do Instituto Pasteur
Publicada em 25/11/2023 às 08:32
Jundiaí, a partir da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGSP) -, compartilhou três ações desenvolvidas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva, no Simpósio de 120 anos do Instituto Pasteur, referência no estudo da raiva. O evento, que termina nesta sexta-feira (24), também marca a comemoração dos 50 anos do Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva.
Foram apresentadas as iniciativas envolvendo animais domésticos, de produção e silvestres, incluindo o recolhimento de morcegos mortos e em comportamento atípico em Jundiaí. O órgão faz o recolhimento desses animais para diagnóstico laboratorial e avaliação epidemiológica, com o objetivo de analisar a circulação do vírus rábico na cidade, promovendo em tempo oportuno ações de prevenção da doença para as populações animais e humana. Há ainda, complementando as ações, medidas de educação em saúde.
Pedrosa destacou a importância da participação da cidade no evento
“O Instituto Pasteur é referência para raiva no Brasil. É uma honra podermos participar de um evento tão importante, compartilhando três experiências exitosas com outras cidades e também adquirir novos conhecimentos a partir de ações trazidas por elas e por pesquisadores renomados”, destacou o veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa, que assina os trabalhos de Jundiaí com o coordenador do órgão, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, e a gerente do serviço, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.
Neste ano, o Instituto Pasteur, do governo do Estado de São Paulo, juntamente com sua história na pesquisa, vigilância e controle da raiva, está comemorando a ampliação de suas atribuições, com a incorporação, mais recente, da área de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores e hospedeiros intermediários.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários