Jundiaí adere ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Publicada em 22/11/2023 às 17:13
A Prefeitura de Jundiaí aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal no país. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, nesta quarta-feira (22), em solenidade no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), com a presença do presidente da Comissão de Saúde e Conselheiro Nacional do Ministério Público, juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto, de representantes dos sete Municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de Itatiba, e do vereador Edicarlos Vieira, membro da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência da Câmara Municipal.
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e está empenhada para estimular a população a continuar erradicando doenças que podem deixar marcas, comprometendo o desenvolvimento de uma vida, e até matar. Não é normal, assistirmos a volta do sarampo, por exemplo. O Município e toda a região se unem a esse projeto de conscientização para reverter esse cenário preocupante. É fundamental zelarmos juntos pelas nossas crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Municípios da RMJ e Itatiba se unem ao Conselho Nacional do Ministério Público para alavancar vacinação
Dados do Ministério da Saúde apontam que, desde 2015, o país vem registrando quedas na cobertura vacinal de imunizantes que são usados há décadas, como a rubéola, a coqueluche e a difteria. Neste ano, a vacinação infantil em geral não chega 50% na maioria dos casos, bem abaixo da meta preconizada, de 95% do público-alvo. Uma das preocupações é com a paralisia infantil (poliomielite), que está erradicada, mas com risco de ser reintroduzida no Brasil, como ocorreu em países como os Estados Unidos e Israel.
Em Jundiaí, em 2022, das vacinas para menores de um ano de idade, com exceção da BCG, que é aplicada nas maternidades da cidade, nenhuma atingiu o patamar preconizado. No caso das imunizações destinadas à maiores de um ano, nenhuma chegou ao índice ideal. Apenas na população de 4 anos, as coberturas foram alcançadas, com exceção da vacina varicela que ficou com 83,35%. Neste ano, apenas a BCG está com a cobertura ideal.
Prefeito Luiz Fernando destacou a importância do esforço para evitar doenças que podem ser prevenidas
“O esforço precisa ser coletivo e o nosso objetivo não é forçar, mas conscientizar. Esse é um projeto de fraternidade, sendo essencial que essa mobilização seja permanente para que possamos avançar e não tenhamos mais retrocesso. Resistência sempre existiu. Oswaldo Cruz enfrentou. Juntos, vamos trabalhar e reverter esse quadro. Já temos a adesão de 13 estados, três municípios, times de futebol e entidades da sociedade civil. Em Jundiaí, pela primeira vez, realizamos a adesão conjunta de uma região metropolitana, o que é de extrema importância”, comentou o promotor Oliveira.
A partir do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado em novembro de 2022, as autoridades da RMJ e a FMJ, que também aderiu, se comprometem a trabalhar de forma coordenada para aumentar as coberturas vacinais. O acordo prevê, entre as ações, a realização de campanhas de comunicação social, para fomentar com que a população busque as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Juiz de direito Jayme Martins de Oliveira Neto ressaltou a importância da adesão da região
Também participaram da solenidade os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, da Casa Civil, Gustavo Maryssael, e de Promoção da Saúde, Tiago Texera; os prefeitos de Louveira, Estanislau Steck, e de Várzea Paulista, Rodolfo Braga; o diretor da FMJ, Evaldo Marchi; secretários de saúde e vereadores da RMJ e de Itatiba, além de membros do Rotary jundiaiense, da 33ª Subseção da OAB e de instituições de ensino.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários