Prazo para realizar o alistamento militar encerra dia 30 de junho
Publicada em 17/05/2023 às 13:53
Os jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos até o dia 30 de dezembro de 2005, têm até o dia 30 de junho deste ano para realizar o alistamento militar. Ele é feito via internet (clique aqui para acessar o site). Os documentos necessários para a inscrição são: certidão de nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência.
O alistamento é gratuito para os jovens que completam 18 anos até a data do prazo final. Quem perder o prazo paga uma multa no valor de R$5,76, segundo o Art.176.1. Os nascidos antes de 2005 e não realizaram a inscrição devem comparecer à Junta de Serviço Militar, que fica na rua São Jorge, 28 – Vila Boaventura, com os documentos necessários para o alistamento.
Vale dizer que, além da multa, quem não realizar o alistamento no período correto fica em débito com o Serviço Militar e não poderá: obter ou prorrogar validade do passaporte; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários