Com identificação de morcego positivo, VISAM orienta veterinários da Ponte
Publicada em 23/05/2023 às 17:18
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – realiza ação junto às clínicas veterinárias da região da Ponte São João, reforçando os procedimentos para a prevenção da raiva. O órgão identificou, no bairro, o décimo segundo caso da cidade de morcego positivo para a doença.
Além de frisar a importância de os profissionais sensibilizarem os tutores de cães e gatos sobre a vacina antirrábica, que deve ser aplicada anualmente nos pets, houve orientação sobre a vacina antirrábica humana, sobre o Programa Municipal de Vigilância da Raiva e sobre o fluxo de atendimento para os serviços ofertados pelo órgão.
Durante o trabalho educativo, os veterinários puderam tirar dúvidas sobre a raiva e outras zoonoses
“É um trabalho educativo, porque esses profissionais estão na linha de frente, recebendo os cães e gatos. Ter eles como parceiros é fundamental para a prevenção tanto da raiva, como de outras zoonoses como a esporotricose felina, a leptospirose e leishmaniose, sobre as quais também demos orientações. É uma oportunidade para reforçarmos os conhecimentos, esclarecermos dúvidas e enfatizarmos o nosso fluxo de atendimento”, ressalta o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.
Responsável por uma das clínicas visitadas, a veterinária Flávia Saltori de Oliveira aprovou a ação. “É extremamente importante esse trabalho e vamos atuar reforçando ainda mais a importância da vacina”, observou.
Caso
O morcego encontrado na Ponte São João é da espécie Artibeus lituratus – frugívoro muito comum no Município. Todas as medidas preconizadas foram tomadas pela VISAM, como a orientação aos responsáveis pelo imóvel em que o animal foi encontrado e a busca de sinais de colônias nas proximidades.
A VISAM alerta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente o órgão pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do morcego.
Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A VISAM também reitera que disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, que os cães e gatos devem receber anualmente. A aplicação ocorre na rua dos Bandeirantes 375, Vila Municipal, a partir de agendamento telefônico.
Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários