Mês do Meio Ambiente: Junho terá diversas ações programadas na cidade
Publicada em 24/05/2023 às 08:00
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado em Jundiaí ao longo de todo o mês de junho, com uma série de eventos. A programação é promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi.
Um dos eventos programados é 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos, no dia 07 de junho, que reunirá representantes de Louveira, Vinhedo, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Cajamar, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, além de Jundiaí, para estabelecer ações conjuntas para o enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos sobre as cidades.
Jundiaí foi escolhida para sediar a 2ª Conferência pelo Clima ao final da primeira edição do evento, realizada em 2022, em Louveira. Desta vez, além de aprofundar os debates sobre o tema, os municípios assinarão uma Carta de Compromisso ao final do dia de palestras e discussões.
“Será um dia de refletir com os municípios sobre o que cada um deles poderá fazer para minimizar os impactos negativos das mudanças climáticas, definindo um conjunto de ações coletivas a serem realizadas em curto e médio prazos, considerando o ano de 2030 como horizonte”, afirmou o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.
O primeiro evento previsto é uma ação voluntária de limpeza nas cachoeiras da Serra do Japi, no próximo domingo (28 de maio), a partir das 8h, com saída do Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM).
Estão programadas pelo menos 10 ações que também envolvem a sociedade civil e as escolas, como a exposição de fotografias de alunos da Rede Municipal, a partir da pergunta: “Como está a natureza no seu caminho entre a casa e a escola?”, a partir do dia 12 de junho, e a visita dos estudantes da EMEB Nelson Brito à Horta Urbana e ao Jardim de Chuva do Guanabara, no dia 01 de junho.
“A programação do mês do Meio Ambiente traz várias oportunidade de aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental, não só da área da Serra do Japi e do ambiente mais próximo de onde a gente vive, mas de ambientes mais distantes também. Passando pela questão da Educação Ambiental, do empreendedorismo com sustentabilidade e da importância da pesquisa, com a participação da sociedade civil”, lembra a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.
Veja abaixo a programação:
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários