Políticas de combate à extrema pobreza são apresentadas em Reunião de Plataformas
Publicada em 16/05/2023 às 09:39
Nesta segunda-feira (15) aconteceu a 20ª rodada de reunião de Plataformas. O encontro, que foi liderado pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, teve como pauta a intensificação nas políticas intersetoriais com foco no combate à extrema pobreza.
A iniciativa acontece após a apresentação de um estudo diagnóstico sobre o tema em Jundiaí, realizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). A pesquisa levantou dados estatísticos e o perfil das pessoas que estão em condições de extrema pobreza no município.
“Esse diagnóstico serve para que Jundiaí intensifique suas políticas de inclusão e amplie a rede de proteção social atualmente existente. Devemos caminhar para uma política mais focalizada de assistência social, considerando as integrações necessárias com outras políticas como a de habitação para famílias de baixa renda, por exemplo, assim como as de educação e saúde também. A diretriz do plano de governo do prefeito Luiz Fernando é a de redução das desigualdades sociais”, avalia Parimoschi.
Reunião de Plataformas aconteceu na Sala de Situação do Paço Municipal
A Prefeitura de Jundiaí tem, desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, um intenso trabalho na atuação da redução desigualdade social. Ainda neste ano foi apresentado o Censo de Pessoas em Situação de Rua, também realizado com o intuito de desenvolver políticas intersetoriais para mitigar a situação. Além disso, a cidade conta com um Plano Municipal pela Primeira Infância, composto por 69 ações que visam o pleno desenvolvimento das crianças e colocam em prática os projetos e atividades ligadas pelo Programa Cidade das Crianças.
A UGADS também possui equipamentos e serviços para o atendimento de pessoas em vulnerabilidade social, como: o CREAS, Família Acolhedora e os seis CRAS referenciados por região (Central, Sul, Nordeste, Oeste, Leste e Norte). O orçamento da Unidade chegou a um orçamento R$ 60 milhões em 2023, para elaboração de ações socioassistenciais. Isso representa um aumento de 22,5% em relação ao ano de 2022, quando o orçamento ficou na casa dos R$ 49 milhões.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários