Diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Econômico será apresentado nesta sexta (19)
Publicada em 17/05/2023 às 08:00
A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí apresenta nesta sexta-feira (19), às 9h30, o diagnóstico do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (PDEII). O local escolhido foi o auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
Participam da apresentação os servidores públicos que integram o comitê gestor do plano, professores da FESP (Fundação Escola de Sociologia e Política) de São Paulo, que dá suporte à produção do PDEII, e pessoas de diferentes grupos da sociedade já ouvidas nas 14 oficinas realizadas até o momento.
A população também poderá participar. “Já temos uma base qualificada, bem construída e com resultados recentes, como a 15ª posição de maior economia do Brasil e quinta melhor do Estado de São Paulo. Uma das nossas prioridades é o estímulo à cultura empreendedora, mas é preciso buscar esse desenvolvimento sem perder a qualidade de vida. Temos de potencializar o que tem sido feito na cidade”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.
IMAGEM COLORIDA MOSTRA O GESTOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊENCIA E TECNOLOGIA, CRISTIANO LOPES, BEM NO CENTRO DA FOTO. ELE ESTÁ EM PÉ, DE CAMISA ROSA, E CONVERSA COM MULHERES EMPREENDEDORAS
Oficinas do plano realizadas com representantes do setor econômico reuniram mais de 300 pessoas
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou a preocupação do poder público com a sustentabilidade. “Nós queremos esticar a visão de longo prazo e construir um plano de ação que avance para o futuro, que possibilite à cidade continuar crescendo, de forma sustentável, com qualidade de vida e com estímulos para a formação adequada do nosso capital intelectual e humano. Portanto, é necessário ouvir os setores da economia local para que o diagnóstico seja o melhor possível”, ressaltou.
Potencialidades
A produção do PDEII teve início dia 18 de janeiro, quando foi apresentado o plano de trabalho. De lá para cá, já foram ouvidas mais de 300 pessoas de diferentes grupos da cidade, conforme explicou o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.
FOTO COLORIDA MOSTRA UM GRUPO DE EMPREENDEDORES, FORMADO POR HOMENS E MULHERES, DURANTE UMA DAS OFICINAS DO PLANO. ELES ESTÃO EM PÉ, NO AUDITÓRIO DA UNIDAM (UNIDADE DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL) DA PREFEITURA
Empreendedores fizeram parte dos muitos grupos ouvidos para a produção do diagnóstico
“Chegamos à 20ª semana de trabalho, que tem um cronograma total de 36 semanas. Essa apresentação marca a conclusão da fase dois do plano, que é a de montagem do diagnóstico. Essa análise foi feita a partir de dados primários e secundários sobre o perfil do município, em termos econômicos, sociais e ambientais. É um levantamento amplo, importante e democrático, que reúne elementos para desenhar o PDEII”.
Para Paulo Silvino Ribeiro, mestre e doutor em Sociologia da FESP, a fase de diagnóstico é uma das mais importantes. “São elementos que vão nos ajudar a pensar na base estratégica. Não é possível fazer um plano sem conhecer essas características gerais da cidade, sobretudo em relação às potencialidades e oportunidades que o município oferece para a economia e também nas questões sociais”.
O auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí fica na rua Francisco Teles, 250, Vila Arens.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários