Glaucoma: Doença silenciosa e sua prevenção
Uma das principais causas da cegueira, Fundação Dorina reforça a importância de manter os exames oftalmológicos atualizados
São Paulo, 24 de maio de 2023 - O dia 26 de maio é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A doença ocorre quando há uma elevação da pressão intraocular, provocando lesões no nervo óptico. Caso não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Segundo o CBO* – Conselho Brasileiro e Oftalmologia, o Brasil possui 1,5 milhão de pessoas diagnosticadas com glaucoma. O termo “doença silenciosa” está relacionado ao glaucoma, pois 80% dos casos não apresentam sintomas no início.
Embora seja mais comum o diagnóstico em pessoas com mais de 40 anos, a doença pode aparecer em qualquer idade e pode ser congênita. Por isso, a importância do pré-natal e a realização do teste do olhinho até 48 horas após o nascimento. Em crianças, é importante a consulta médica antes da idade escolar. É necessário que os pais fiquem atentos ao tamanho dos olhos dos filhos, já que a doença nessa idade causa uma expansão ocular devido ao aumento da PIO (Pressão Intraocular).
Contudo, a melhor prevenção ao glaucoma é a consulta e acompanhamento com Oftalmologista de forma regular. A Fundação Dorina Nowill para Cegos recomenda que a visita ao profissional seja feita, pelo menos, uma vez ao ano. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda de visão. O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Devido não ter cura, a pessoa que possui a doença deve manter o tratamento adequado e contínuo recomendado. Pessoas com antecedentes de glaucoma na família (pais, avós, tios, entre outros) devem informar na avaliação oftalmológica, nestes casos a medida de Pressão Intraocular (PIO) é obrigatória como forma de prevenção.
“Além de todo trabalho realizado internamente com a pessoa cega ou com baixa visão, a nossa luta começa com a prevenção a qualquer doença que pode acarretar a deficiência visual. É importante que haja uma força-tarefa em conjunto para propagar o conhecimento sobre a importância da prevenção e cuidado da saúde ocular, independentemente da idade”, reforça Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
(*) Dados do CBO (2022): 80 milhões de pessoas tem como consequência do glaucoma a cegueira irreversível.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: Link.
Mais informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos para a imprensa:
Advice Comunicação Corporativa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários