Com palestra, CEREST Jundiaí marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
Publicada em 25/04/2024 às 17:01
O Departamento de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST), marcou o emblemático Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril) com um evento nesta quinta-feira (25), no Paço Municipal, reunindo 10 Municípios.
“Anualmente, chamamos a atenção para a data, observando a importância de refletirmos sobre a integralidade do cuidado à saúde do trabalhador. Quando ocorre um acidente, temos a vítima que faleceu ou foi mutilada, por exemplo, e, também, a família, a sociedade. É fundamental dialogarmos sobre a prevenção e o papel do CEREST”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza.
Dra. Fauzia abriu o evento, que todos os anos chama a atenção para a importância do tema
Com o tema “Como investigar acidentes de trabalho?”, o engenheiro de segurança do Trabalho do CEREST, Marcelo Cabreira de Góes, e o gerente do órgão e engenheiro do trabalho, André Mestriner, ministraram uma palestra e conduziram estudos de casos com os participantes.
“Trazemos, nesta importante capacitação, o passo a passo de como as autoridades sanitárias devem proceder para investigar as causas dos acidentes, fundamental para permitir a transformação de um ambiente perigoso e insalubre em saudável e seguro. Atuando na prevenção, evitam-se prejuízos para o trabalhador, para sua família, para o Estado, para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente”, ressaltou Góes.
Mestriner apontou igualmente a necessidade do fortalecimento da cultura da prevenção das ocorrências. “A cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por acidentes de trabalho. No Brasil, a cada 50 segundos, um acidente de trabalho é notificado. Se fossemos fazer um minuto de silêncio por cada vítima no País, esse ato duraria mais de 30 horas”, lamentou.
Os participantes também fizeram estudos de casos
Cenário
No Brasil, de acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2022, 6.774.543 acidentes do trabalho foram notificados, resultando em 25.492 mortes.
Em Jundiaí, em 2022, o CEREST registrou 4.825 agravos relacionados ao trabalho, com 22 mortes. Em 2023, foram 5.281, com 21 óbitos. Neste ano, até janeiro, foram contabilizados 449 acidentes, sem mortes. A série história aponta que a maioria das ocorrências está relacionada com acidentes leves e de trajeto.
“O Município avança na questão e os números são resultados do combate à subnotificação dos agravos junto aos serviços públicos e privados. Hoje, todos os serviços de saúde estão notificando, independente da gravidade da lesão. Além disso, os profissionais fazem a investigação para saber se a doença está relacionada ao trabalho. Ainda existem desafios, mas permaneceremos atuando fortemente para salvar vidas e prevenir acidentes”, acrescenta a coordenadora da Divisão de vigilância em Saúde do Trabalhador, Flávia Pagliarde Cerezer.
O CEREST de Jundiaí é referência técnica e especializada em Saúde do Trabalhador para 11 municípios, e está entre os 18 melhores do País, de acordo com classificação realizada pelo Ministério da Saúde.
O movimento internacional de trabalhadores instituiu o 28 de abril em memória dos trabalhadores e trabalhadoras vitimados pelo trabalho, porque a data remete a morte de 78 trabalhadores causada por explosão em uma mina nos Estados Unidos no dia 28 de abril de 1969.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários