Saúde inicia campanha de busca ativa de novos casos de Tuberculose
Publicada em 16/04/2024 às 11:36
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês.
A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. No Município, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família ocorre a oferta de exame para pessoas que apresentam sintomas suspeitos para a doença: tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue; dor no peito ao respirar ou tossir; febre baixa geralmente à tarde; suor noturno; cansaço; falta de apetite; sensação de falta de ar; e perda de peso sem causa aparente.
Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue, é um dos sintomas da doença
“O exame de escarro é simples e fica pronto em três dias. A partir dessa ação, o objetivo é identificar precocemente os casos, para evitar a transmissão e para o alcance do controle da doença, além de orientar sobre a enfermidade”, alerta a enfermeira da VE e responsável pelo Programa de Tuberculose em Jundiaí, Mary Jacqueline Macias Zamboti.
A Tuberculose atinge principalmente os pulmões – forma pulmonar. Outros órgãos também podem ser afetados, como rins, ossos, olhos, entre outros, sendo denominada como Tuberculose extrapulmonar.
A bactéria causadora – Mycobacterium tuberculosis – é transmitida por via aérea, a partir de uma pessoa com Tuberculose pulmonar ou laríngea, que elimina bacilos no ambiente por meio dos aerossóis produzidos pela tosse, fala e/ou espirro. Indivíduos que apresentam baciloscopia positiva no escarro (bacilíferos) são os que sustentam a cadeia de transmissão. Estima-se que um bacilífero possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas no período de um ano.
Casos
Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos. Desses, 29 foram de Tuberculose pulmonar. Em 2023, foram 218 ocorrências (186 pulmonares), com cinco óbitos.
Anualmente, a campanha ocorre nos meses de março e setembro. No ano passado, a ação resultou na realização de 2.186 exames, sendo 25 positivos.
Tratamento e vacina
Todo o tratamento é ofertado pelo SUS, a partir da rede municipal de saúde. Também é disponibilizada a vacina BCG, que protege contra as formas graves da Tuberculose. O imunizante integra o Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicada para crianças a partir do nascimento até 15 anos. Em Jundiaí, a dose é aplicada nas maternidades públicas e privadas, na Clínica da Família 2 – Almerinda Chaves e na UBS Central.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJFique por dentro das últimas notícias do Jornal Jundiaí.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários