Oficina no Fab Lab estimula o protagonismo feminino no contato com tecnologias
Publicada em 16/04/2024 às 17:21
Em mais uma iniciativa do programa Escola Inovadora, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) promove no Fab Lab do Complexo Argos a oficina “Mães e Filhas na Tecnologia”. Com o objetivo de estimular o protagonismo feminino e a formação tecnológica, a atividade é voltada a estudantes meninas da rede municipal – matriculadas entre os terceiros, quartos e quintos anos -, e acompanhadas de mães, avós e até mesmo tias, interessadas em aprofundar seus conhecimentos no universo “maker”.
Ao longo de cinco encontros semanais, a proposta da oficina é permitir que, para o desenvolvimento de projetos, as duplas possam percorrer as estações e utilizar os materiais disponíveis no Fab Lab, laboratório destinado à criatividade e à fabricação digital, o primeiro no Brasil em nível municipal, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sesi.
Ao longo de cinco encontros semanais, oficina permite que as participantes percorram todas as estações e usem os equipamentos do laboratório
“A criatividade, inovação e a capacidade de encontrar soluções são atributos de todos os seres humanos, mas, historicamente, o acesso aos meios para o desenvolvimento ainda maior dessas habilidades foi negado às mulheres. Por isso, esta oficina vem ao encontro do justo estímulo ao público feminino, disponibilizando um espaço com alta tecnologia e acompanhamento de profissional técnico qualificado, totalmente gratuitos, para as nossas meninas e suas familiares”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
A Lia Anaya Soarez, de nove anos, é estudante da Emeb Professor Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e, com a ajuda da avó Yolanda Vergara, desenvolveu no encontro dessa segunda-feira (15) porta copos estilizados, com uso dos computadores e da prensa térmica do laboratório. “Adesivei o material com desenhos de planetas, cometas e foguetes. Gosto desse tema, pois acho interessante pensar que existem outros planetas e em cada um deles tem uma gravidade diferente”, comentou a menina, que tem dúvidas se quer ser artista ou cientista.
A avó explicou o que motivou a inscrição da neta. “Foi minha nora que viu e achou importante para que ela aprenda coisas diferentes e saia do celular. Como meus horários no trabalho são mais flexíveis, me dispus a participar também”, comentou a diarista.
Para as atividades desta semana, Lia Anaya e a avó Yolanda utilizaram a prensa térmica e os computadores
Já para a Mariah Clara Paião, de oito anos, o trabalho do último encontro foi na estação da solda, onde ela finalizou a instalação elétrica de sua luminária. “Mas antes, desenhei no acrílico uma patinha e o nome da minha cachorrinha, a Mili, que é da raça Maltês”, comentou a estudante da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes (Jardim Ermida) e que quer ser veterinária.
Acompanhando a Mariah estava a mãe, Juliana da Silva, que é técnica em operação de saneamento da DAE Jundiaí. “A geração da Mariah gosta muito de tecnologia e eu queria ver como ela se saia ao vivenciar esse tipo de prática. E foi muito interessante, logo no primeiro encontro, quando abrimos no computador o programa que usaríamos e ela reconheceu que era o mesmo que o pai dela, que é designer, usa no trabalho.”
Carolina Bertolo, diretora do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, ao qual o Fab Lab é vinculado, explica o formato da participação familiar em duplas. “Desta forma, mostramos para as mães, tias e avós que ainda é tempo de explorar novas tecnologias e, para as crianças, que elas também podem iniciar um percurso de aprendizagens nessa área. E, assim, unimos as gerações”, comentou.
Para montar a luminária personalizada com o nome da cachorrinha, Mariah aprendeu até a usar a solda e fazer instalação elétrica
Cada turma é composta por até 15 duplas e os encontros semanais são às segundas-feiras, das 16h às 17h30. Ao final do ciclo formativo, as participantes recebem certificado de conclusão, com as chancelas da Prefeitura e do Sesi. Há turmas programadas para realização ao longo do ano e a divulgação das vagas já foi feita pela UGE junto às unidades escolares. As responsáveis de crianças matriculadas na rede municipal interessadas em participar ainda podem conferir a disponibilidade das vagas, pelo telefone 4588-5377.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários