Prefeitura realiza visita técnica às obras da nova sede do DEBEA
Publicada em 17/04/2024 às 15:13
Na tarde desta terça-feira (16), técnicos de diversos setores da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) visitaram as obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As novas instalações ficam próximas à atual sede, em um terreno adquirido pela Prefeitura no bairro Chácara São Francisco. A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões e as obras chegaram a 15% de execução, com a fundação já concluída.
“Além da nova sede, que está em obras, a sede atual do DEBEA será mantida, permitindo, quando necessário, o isolamento de indivíduos agressivos, por exemplo”, disse o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. A nova sede vai trazer melhores condições para o atendimento de mais pessoas e dos animais, com instalações ampliadas. Também haverá maior oferta de serviços e reforço da equipe de veterinários.
DEBEA vai ganhar nova sede, com investimentos de de aproximadamente R$ 4,5 milhões; obras chegaram a 15% de execução, com a fundação já concluída
Os técnicos da Unidade também visitaram a sede atual e conheceram melhor o trabalho realizado pelo DEBEA. “Além de acompanharmos o andamento das obras da nova sede, idealizamos essa visita também para promover a integração de diversos setores com o trabalho realizado no DEBEA, que é suma importância para o município”, reiterou o gestor.
Dentre as políticas públicas para o bem-estar animal e o controle populacional de animais em Jundiaí, o DEBEA realiza castração e microchipagem de cães e gatos, vistorias de maus-tratos a animais, recolhimento seletivo de cães e gatos, projetos educativos de guarda responsável, conscientização de agentes públicos, promoção de adoção responsável, acompanhamento de casos de acumulação compulsiva, atendimento veterinário a animais comunitários, de munícipes de baixa renda, de ONGs e protetores cadastrados, de animais errantes ou cujos tutores estejam em situação de rua.
“O nosso objetivo é que, com a nova estrutura, agregada a atual, conseguiremos ampliar a capacidade do departamento e melhorar as condições de trabalho e manejo dos animais”, lembrou a diretora do DEBEA, Talita Odara Cervi.
Técnicos também conheceram o trabalho realizado no DEBEA com visita à sede atual do órgão
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários