Com 616 casos de dengue, Ivoturucaia recebe ação de nebulização veicular
Publicada em 10/04/2024 às 14:34
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza nesta quinta-feira (11) nebulização veicular nas ruas do Ivoturucaia. O bairro concentra 616 casos de dengue, dos 5.128 registrados na cidade. Novo Boletim de Arboviroses foi divulgado nesta quarta-feira (10).
O trabalho terá início às 5h e complementa ação realizada pelas equipes da VISAM e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), pela quinta vez, de vistoria nos imóveis para a busca de criadouros do Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O equipamento de nebulização utiliza baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros.
O produto elimina o mosquito adulto. Se tiver criadouro, novos nascerão
“Os casos continuam em crescimento, mesmo com as ações de contenção. A dengue é uma doença que pode se agravar e levar à morte. Alertamos que é necessário que os moradores façam a eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água nos imóveis e o descarte correto do lixo. Nossas equipes ainda encontram criadouros dos mosquitos durante as ações, além de lixo e inservíveis descartados nas ruas e em terrenos”, lamenta o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
Durante a passagem do veículo com o aparelho de nebulização, a recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
Desde o dia 1 de abril, Jundiaí está em situação de emergência devido à quantidade de casos da doença e o Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue definiu novas estratégias de enfrentamento. A partir da Sala de Situação – montada em dezembro – diariamente o cenário é monitorado para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários