SOS Rio Grande do Sul: doações chegam a 30 toneladas
Publicada em 08/05/2024 às 11:26
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), encaminhou, até terça-feira (7), 30 toneladas de doações para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela distribuição às vítimas da tragédia ambiental que atinge o estado. O trabalho teve início no domingo (5), onde a população se mobilizou solidariamente e foi responsável, somente no primeiro dia, pela arrecadação de 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama, entre outros itens.
Além do trabalho realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, a Prefeitura firmou uma parceria, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, com a Azul Conecta, responsável pelo transporte aéreo dos donativos para as famílias gaúchas e o Grupo Tombini, responsável pelo transporte terrestre. No aeroporto de Jundiaí, hangares foram separados para as doações, que não param de chegar – e os pedidos prioritários são água potável, ração para gatos e cachorros e leite em pó.
Os jundiaienses se mobilizaram pelas famílias gaúchas vítimas da tragédia e não poupam esforços e solidariedade
“Todos estão envolvidos nesta missão e o apoio da Azul Conecta e do Grupo Tombini vêm sendo essencial, possibilitando o envio das primeiras cargas de doação”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “Nosso desafio é mobilizar mais empresas especializadas em logística para fazer o transporte destes donativos até o Rio Grande do Sul, para que mais doações cheguem às famílias vitimizadas pelas enchentes. Toda ajuda, neste momento, é muito bem-vinda”, destacou.
Generosidade
Por meio da divulgação nas redes oficiais da Prefeitura, milhares de jundiaienses se mobilizaram e estão envolvidos nesta ação, tanto com a arrecadação dos itens quanto com o trabalho voluntário. A jovem Giovanna Santi veio ao Fundo Social para colaborar no recebimento e triagem das doações. “Sou voluntária na minha paróquia. Nada mais justo, nesse momento, que destinar meu tempo livre para ajudar quem tanto precisa”, afirma.
A jovem voluntária Giovanna Santi veio participar da arrecadação e triagem na sede do Funss
Bastante sensibilizado, o aposentado Vagner Vidigal trouxe roupas masculinas e infantis, além de sapatos. “Tenho familiares em Uruguaiana e a situação está bastante complicada. Estamos mobilizando todos os esforços para amenizar as dificuldades das famílias gaúchas e oferecer acolhimento”, conta. Já a biomédica Giovanna Souza criou uma rede de apoio entre os familiares e fez a doação de produtos de higiene pessoal, água potável e ração para os animais desabrigados. “Nunca vivemos nada parecido como essa tragédia. É hora de ajudar as famílias que perderam tudo”, afirma.
Como ajudar?
O Fundo Social segue recebendo itens de higiene pessoal e de limpeza, água potável, colchões infláveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e banho e ração para cães e gatos.
Os interessados em reforçar a campanha podem levar as suas doações até a sede do Fundo Social de Solidariedade (avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n – Portão 3), das 9h às 17h (de segunda a sexta-feira), ou no Hangar da Azul Conecta (Aeroporto de Jundiaí – Avenida Emilio Antonon, n° 901), das 8h às 17h (de segunda a sexta-feira). Quem deseja fazer doações em grandes quantidades, pode agendar por meio dos telefones (11) 4589-6320 ou 4589-6319.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários