Nota Oficial – Jundiaí confirma mais uma morte por dengue
Publicada em 09/05/2024 às 15:21
A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta quinta-feira (9), mais uma morte por dengue no Município em 2024, elevando o total de óbitos na cidade para seis.
Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, residente no Parque Brasília. O óbito foi registrado no dia 7 de abril em São Paulo.
A cidade aguarda, neste momento, resultado de três mortes suspeitas, sendo:
– Homem de 60 anos, com comorbidades. Óbito no dia 14 de abril.
– Homem de 75 anos, com comorbidades. Óbito no dia 25 de abril.
– Mulher de 51 anos, com comorbidades. Óbito no dia 5 de maio.
Uma morte suspeita foi descartada (homem, 50 anos, com comorbidades) e um óbito suspeito foi retirado da contabilização de Jundiaí, após investigação confirmar que se tratava de vítima residente em outra localidade (mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades).
Mantendo o princípio da transparência, assim que novos laudos forem emitidos, havendo a confirmação de óbito por dengue, a Prefeitura fará a publicação em seus canais oficiais.
Jundiaí segue em situação de emergência, com novas estratégias de enfrentamento da doença articuladas pelo Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue. A partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — diariamente o cenário é monitorado para a adoção de medidas antecipadas.
Último Boletim de Arboviroses aponta que Jundiaí registra 11.825 casos de dengue, com cinco óbitos. Do total de ocorrências, 10.030 são autóctones, 165 importadas e 1.630 estão em investigação para determinação de local de transmissão. A cidade tem um caso confirmado de chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura reforça o alerta para a população contribuir na eliminação de espaços com acúmulo de água que possam servir de criadouros para o mosquito e efetuar corretamente o descarte de lixo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários