Com foco na mobilidade e meio ambiente, Prefeitura testará micro-ônibus 100% elétrico
Publicada em 07/05/2024 às 08:00
Visando dar maior facilidade aos usuários que frequentam o Centro da cidade, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) receberá, a partir de julho, um micro-ônibus modelo, Ankai OE – 6 I MICRO, veículo 100% elétrico, para um período de teste.
O veículo foi exibido aos representantes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) na última semana. Com comprimento de 6.540 metros, altura de 2.870 metros, largura de 2.100 metros e autonomia de 250 KM (com ar-condicionado ligado), o micro-ônibus é ideal para transitar em vias estreitas. Durante a explicação os participantes puderam acompanhar um percurso pelas ruas do Centro Histórico de Jundiaí, motivo pelo qual o micro-ônibus ficará cedido. A capacidade de assento padrão é de até 13 pessoas.
O micro-ônibus 100% elétrico será testado em Jundiaí a partir de julho
“A Prefeitura já dispõe de alguns modelos de veículos 100% elétricos e esse período em que o micro-ônibus estiver conosco vai servir de parâmetro para podermos avaliar o seu desempenho tanto no quesito acessibilidade, durabilidade, economia e funcionalidade para futuramente integrá-lo à nossa frota”, destaca o Gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
O micro-ônibus tem capacidade de assento para até 13 pessoas
Segundo o Diretor de Vendas Governamentais da JAC Motors/Ankai, Silvestre Cavalcante de Sousa, a principal característica desse ônibus é a facilidade em realizar manobras onde possam ocorrer situações adversas à dirigibilidade. “Esse micro-ônibus é indicado para operar em linhas centrais onde naturalmente as vias são um pouco mais restritas, além de uma maior acessibilidade para pessoas com deficiências, buscando a humanização do transporte público”, explica Sousa.
De olho na acessibilidade e na humanização…
…o micro-ônibus percorreu ruas do Centro
Além dos carros já pertencentes à frota da Prefeitura de Jundiaí, recentemente, em caráter experimental, a prefeitura recebeu dois veículos 100% elétricos. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).
Estação de recarga
Em funcionamento desde agosto de 2022, a estação de recarga de veículos elétricos, instalada em frente ao Paço Municipal de Jundiaí, visa atender à demanda de veículos automotivos elétricos oficiais e também de propriedade de munícipes. A iniciativa faz parte das ações direcionadas para o conceito de Cidade Inteligente e alinhada aos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo meio ambiente.
A estação de recarga está instalada em frente ao Paço Municipal
Para a utilização, é necessário um cadastro prévio do veículo no Departamento de Administração do Paço, com as informações do veículo e os dados pessoais do proprietário e condutor.
Após o responsável concordar com as regras do regulamento para utilização da estação, é retirado um cartão no Departamento de Administração, durante o horário de funcionamento, que deve ser devolvido após o término da recarga. O tempo máximo para a utilização é de duas horas por veículo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários