Força-tarefa: VISAM e soldados do GAC vão reforçar orientações contra dengue em 11 bairros
Publicada em 22/05/2024 às 15:20
A Prefeitura de Jundiaí realiza, com o apoio do 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy, mais uma força-tarefa de enfrentamento e combate à dengue. Entre quinta (23) e sexta-feira (24), as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e 30 soldados do GAC percorrerão 11 bairros do Município.
Além de reforçar junto à população a necessidade da adoção de medidas para conter o avanço da doença, será feita a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos imóveis. O trabalho ocorrerá no período da manhã, iniciando na quinta-feira, pelos bairros Vianelo, Vila Progresso, Bonfiglioli, Jardim Danúbio, Vila Aparecida e Vila Rami. Na sexta, a ação continua nas regiões do Caxambu, Colônia, Vila Rio Branco, Recanto Quarto Centenário e Jardim Guanabara.
“Permanecemos em guerra contra o Aedes. Se o mosquito não nasce, não temos a doença. Essa força-tarefa vem reforçar o trabalho efetuado para mudarmos o cenário. Estamos vendo que a dengue pode se agravar e matar. Contudo, ainda encontramos muitos vasos com pratos, baldes com água parada, caixas d’água sem tampa. Para vencer, precisamos da contrapartida da população”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Ações semelhantes já foram realizadas. Cidade está em guerra contra o Aedes aegypti
Dados
Boletim de Arboviroses, atualizado nesta quarta-feira (22), aponta que a cidade acumula 17.978 casos de dengue, com seis mortes. Desse total, 17.555 ocorrências são autóctones, 180 importadas e 243 estão em investigação para determinação de local de transmissão.
Desde o dia 1º de abril, o Município está em situação de emergência. A partir da Sala de Situação da Saúde — montada em dezembro — o cenário é monitorado diariamente para a adoção de medidas antecipadas.
“Em todas as regiões, houve ampliação nas ações, que vão desde vistorias casa a casa com orientação aos moradores, busca de criadouros e vigilância epidemiológica; nebulização veicular em localidades com alta transmissão; coleta de inservíveis; e campanhas educativas nas escolas municipais e nos terminais de ônibus. O trabalho tem sido intenso, mas não terá efetividade se cada munícipe não fizer a sua parte, eliminando quaisquer objetos que possam servir de criadouro para o mosquito. É necessário interrompermos o ciclo biológico do Aedes, reduzindo os riscos à saúde”, acrescenta o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
As equipes estão uniformizadas e com identificação, além de acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários