Jundiaí inicia segunda-feira campanha contra paralisia infantil
Publicada em 23/05/2024 às 08:00
A Prefeitura de Jundiaí realiza a partir de segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação visa atualizar as carteirinhas das crianças menores de 5 anos, além de aplicar uma dose adicional da vacina Pólio oral (gotinha) na população de 1 a 4 anos de idade. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família serão verificados os documentos e disponibilizado o imunizante, no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento.
A Poliomielite, também chamada de Pólio, é uma doença grave que acomete os membros inferiores, paralisando-os de forma assimétrica e irreversível. No Brasil, o último caso ocorreu em 1989 e, em 1994, o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Contudo, em 2023, o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus, devido à queda sucessiva na cobertura vacinal a partir de 2015.
“Somos a Cidade das Crianças e seguimos empenhados, unindo esforços para zelarmos por nossas crianças e adolescentes. Reiteramos a importância da adesão a mais uma importante campanha contra Pólio. Não podemos assistir à reintrodução dessa doença, que pode prejudicar o desenvolvimento de uma vida. Esperamos contar com toda a população”, convoca o prefeito Luiz Fernando Machado.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber dose adicional da “gotinha”
Cenário
Balanço da Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), aponta que no Município, até abril, a cobertura vacinal estava em 74,98%. Em 2023, ficou em 86,18%. Já em 2022 e 2021, fechou em 80,53% e 76,32%, respectivamente. A meta preconizada é de 95%.
“É fundamental que os pais e/ou responsáveis busquem pelos equipamentos de saúde. Todas as crianças menores de um ano precisam estar com o esquema primário completo, ou seja, ter tomado três doses da vacina inativada poliomielite — VIP. Vamos verificar as carteirinhas e faremos a aplicação, conforme a necessidade. Já a dose adicional, a gotinha, é para todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que tenham recebido o esquema primário. Com o esforço de todos, é possível mudar o cenário e atingir a meta”, acrescenta a coordenadora da VE, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
A campanha se entenderá até o dia 14 de junho, sendo o dia 8 de junho o dia “D” de mobilização nacional.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários