ISO 9001: ETA Anhangabaú vai abrigar projeto piloto
Publicada em 13/05/2024 às 09:52
Em busca da certificação ISO 9001:2015, que define um modelo de gestão de qualidade, a Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi escolhida para abrigar um projeto piloto, que será expandido, no futuro, para todos os setores da DAE Jundiaí. Considerada uma das principais unidades da empresa, a ETA-A é responsável por tratar a maior parte da água fornecida à cidade e opera 24 horas por dia, de forma ininterrupta.
Na DAE, o processo para obtenção do certificado ISO 9001 teve início em março de 2023, a partir de uma parceria firmada entre a empresa e a Sanasa Campinas. Internamente, em seguida, foi criada a Comissão de Qualidade, formada por servidores de diferentes diretorias, sendo Novos Negócios e Assuntos Regulatórios (DRN) a responsável pela implantação.
ETA Anhangabaú é uma das principais unidades da DAE: escolha se deu pela precisão dos processos na estação
De acordo com a diretora da área, Ingrid Graziele, a escolha pela ETA-A se deu pelo controle de processos já executado com eficiência na unidade e identificado no diagnóstico preliminar de mapeamento. “A entrada e saída na ETA Anhangabaú, ou seja, o processo, está todo bem definido, por isso avaliamos que seria um local interessante para darmos este pontapé. A ideia é que o trabalho desenvolvido na Estação seja replicado para toda a empresa”, conta.
Segundo ela, foi contratada uma consultoria para fazer o acompanhamento de implantação da ISO 9001 na unidade; em seguida, os servidores que lá atuam e os membros da Comissão de Qualidade participaram de um treinamento, tendo início então a implementação do processo. Em até dez meses, será avaliado se a ETA poderá buscar uma certificadora e, então, obter a ISO. “O objetivo é aumentar a qualidade da entrega, alcançando uma gestão mais eficiente e mais satisfação por parte dos usuários.”
Reconhecimento
Servidor da DAE há 27 anos, o gerente de Tratamento de Água, Erickson Marcanzola, sempre atuou na ETA-A. “Quando cheguei, em 1997, tudo era feito de forma manual. Com o passar dos anos, fomos avançando na criação de procedimentos e no monitoramento”, diz.
Parte da equipe que atua na ETA Anhangabaú: 12 operadores se revezam para garantir a qualidade da água
A partir de 2009, teve início o processo de monitoramento contínuo de todas as etapas do tratamento. Desde então, 57 equipamentos passaram a acompanhar a entrada da água bruta até a saída da água tratada. “Por meio do laboratório de monitoramento da ETA, conseguimos acompanhar a água em todo seu processo de clarificação, ou seja, até a sua adequação para consumo humano”, detalha.
Hoje, a ETA-A conta com 12 operadores, além de estagiários, que se revezam em turnos para garantir a qualidade da água que chega às torneiras. A capacidade máxima de tratamento é de 2.400 litros por segundo. Para Marcanzola, ter na ETA o projeto piloto é motivo de reconhecimento. “A ETA Anhangabaú é uma linha de produção. É um desafio, mas ao mesmo tempo é gratificante. Todos os nossos colaboradores serão fundamentais para este trabalho”, afirma.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Fotos: DAE Jundiaí
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários