Contra dengue: Santa Gertrudes recebe ação de nebulização veicular
Publicada em 08/05/2024 às 08:22
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – realiza nebulização veicular entre quarta (8) e sexta-feira (10), no Jardim Santa Gertrudes. A ação complementa o trabalho de vistoria em imóveis para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores da região, que acumula 451 casos de dengue dos 10.524 registrados na cidade.
O trabalho terá início às 5h. O equipamento de nebulização utiliza baixo volume de inseticida e atinge mosquito adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nas árvores e nos muros. A orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.
O veículo começa a circular às 5h. Moradores não devem ficar nas janelas
“A nebulização é um complemento e atua na eliminação do mosquito adulto. É fundamental que a população elimine quaisquer objetos que possam acumular água e servir de criadouro. Os pratos de vasos e os reservatórios de água sem tampa ainda são muito localizados. Já temos óbitos por dengue na cidade. A situação só mudará se todos contribuirmos”, enfatiza o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
O Município segue em Estado de Emergência. Diariamente, o cenário é monitorado a partir da Sala de Situação, montada em dezembro, para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários