Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’
Publicada em 06/05/2024 às 17:01
Nesta segunda-feira (6), o Procon de Jundiaí, em parceria com a Regional de Campinas, realizou uma ação educativa com donos de bares e restaurantes na cidade, sobre o protocolo “Não se cale”, lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente as mulheres em casos de violência ou assédio.
“Verificamos se os bares e restaurantes disponibilizavam as informações corretamente e o cartaz com as orientações de forma visível, além de distribuir outros materiais gráficos sobre o tema”, afirma o Coordenador Regional da Fundação Procon, Alahyr Júnior.
Ação teve caráter educativo e foi feita em bares e restaurantes da cidade
A violência contra a mulher ainda é algo muito frequente em nossa sociedade e apenas o trabalho em conjunto poderá mitigar essa situação”, comenta a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares.
Outro ponto discutido durante a ação foi a necessidade de realização do curso de capacitação, para que proprietários e funcionários conheçam o protocolo de forma didática, simples e objetiva. As aulas permitem a aplicação do fluxo de atendimento adequado para auxiliar vítimas de assédio, abuso, violência e importunação no estabelecimento.
O protocolo foi lançado em 2023, por meio da Lei nº 17.621/2023 e Decreto nº 67.856. O cartaz do protocolo está disponível de forma gratuita no site do Governo do Estado. Ele pode ser impresso e fixado no estabelecimento pelo proprietário.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários