Em busca de investimentos, DAE e Prefeitura recebem executivos do Banco Fonplata
Publicada em 07/05/2024 às 16:49
Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram, nesta segunda e terça-feira (dias 6 e 7), de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí.
Diretores da DAE receberam a comitiva do Fonplata, que também conheceu as unidades da empresa
Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael
A DAE pleiteia o financiamento do Fonplata para três ações: o rebaixamento da represa de Acumulação, visando o aumento da capacidade de armazenamento de água; a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São José, para que a unidade atenda à nova demanda de moradias naquela região, e uma modelagem de água de reúso.
Três pedidos são pleiteados ao banco: o rebaixamento da represa de Acumulação, a ampliação da ETE São José e uma modulagem de água de reúso
“São ações que visam o planejamento do saneamento na cidade para daqui a 20 ou 30 anos. Estamos pensando no futuro”, disse o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho. O especialista em projetos do Fonplata, Leonardo da Rosa Fernandes, o responsável pela Divisão de Auditoria Interna, Néstor Marcelo Espínola Burgos, e o especialista socioambiental, André Sampaio, vieram de Brasília para conhecer de perto os indicadores e a operação da empresa.
Na DAE, além de Costa e Silva, eles foram recebidos pelos superintendentes Valter Maia (Engenharia) e Evandro Biancarelli (Gestão), diretores e gerentes. Na Prefeitura, participaram de uma reunião com o gestor da Casa Civil, dr. Gustavo Maryssael, e com o gestor de Governo e Finanças, Jones Martins.
“O saneamento é um dos responsáveis pela qualidade de vida de Jundiaí e um dos motivos pelos quais nossa cidade atrai empresas e gera empregos. A busca pelo financiamento reforça as ações realizadas pela administração com foco na garantia de água e no correto tratamento do esgoto”, disse Maryssael.
Chamariz
Segundo Fernandes, do Fonplata, a parceria com a DAE poderá ser a primeira realizada pelo banco na área de saneamento. “Será um chamariz. Temos outros processos em andamento, mas este é o mais avançado”, contou. Ele elogiou a estrutura da empresa, considerada uma referência nacional no setor. “É uma empresa ímpar, que pode vir a ser, cada vez mais, um case de sucesso no País.”
No primeiro dia, o grupo se concentrou na sede administrativa da DAE, onde conheceu detalhes sobre a empresa, incluindo controle de projetos, conformidade, gestão de riscos e aspectos financeiros. Já no segundo dia a comitiva visitou a ETE Jundiaí, operada por concessão pela Companhia Saneamento de Jundiaí, a ETE São José, que pertence à DAE, a represa de Acumulação, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças.
“A DAE demonstrou solidez financeira em busca destes projetos, que integram o planejamento para o futuro do saneamento na cidade, o que envolve segurança hídrica, a ampliação da ETE e o estudo de novas fontes de água, a serem usadas principalmente pela indústria”, detalhou Biancarelli.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Fotos: DAE/Prefeitura de Jundiaí
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários