Programa Pé de Árvore planta 1.375 novas mudas em Jundiaí
Publicada em 18/05/2024 às 08:00
Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, o programa Pé de Árvore já plantou 1.375 novas mudas em toda a cidade desde a sua criação, em 2021. Só neste ano, 74 novas árvores nativas de diversas espécies passaram a embelezar a cidade, promover espaços mais saudáveis e cenários mais convidativos para a permanência das pessoas.
“Aqui em Jundiaí, a preservação do meio ambiente tem relevância em todas as ações de governo. E o Pé de Árvore é uma das políticas públicas que visam contribuir para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos. Por isso, levamos o programa para toda a cidade”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Na Rua Lupércio da Silveira Pupo, na Vila Alvorada, foram 24 novas mudas: 11 de Guanandi e 13 de Resedás. O plantio conta com o apoio de moradores, como o casal Tatiana Queiroz e Lino Melhado. “Eu adoro plantas, tanto que tenho várias na minha casa. Daqui a pouco elas crescem e a rua vai ficar ainda mais bonita e fresca”.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles
O programa é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas e executam o plantio. E também a DAE, para abertura dos canteiros nas calçadas para receber as árvores e também a execução do plantio.
“Adoramos Jundiaí. Não somos daqui, mas nossos dois filhos nasceram e vão crescer na cidade”, completa o casal, que se mudou para Jundiaí há poucos anos. Para a diretora de Urbanismo de Jundiaí, Sylvia Angelini, “é muito bom quando a população reconhece a importância da arborização, especialmente no contexto atual de mudanças climáticas. A arborização melhora o conforto térmico, diminui a poluição do ar e sonora, traz benefícios para a saúde física e emocional de crianças e adultos, e ainda proporciona um espaço mais agradável para caminhar”, afirmou.
Vila Rami foi outra região da cidade que recebeu o plantio nos últimos dias
Outra região que recebeu o plantio nos últimos dias foi a Vila Rami. Nas ruas Aristarco Nogueira e Pedro Bertolini, foram 14 mudas de Ipê Amarelo. “Eu vi as equipes da Prefeitura aqui na rua e não perdi a oportunidade de pedir para que plantassem em frente ao prédio onde moro e, de presente, em toda extensão da rua. É um presente para nós”, lembra a moradora Roseli de Lima.
A preparação do local, o plantio das mudas e a instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários