Seis anos após a construção da represa, Parque da Cidade veio para proteger
Publicada em 21/04/2023 às 07:18
Um pulmão verde, que reunisse natureza e qualidade de vida, e protegesse um bem cada vez mais precioso: a água. Foi com esse objetivo que, em 2004, a DAE e a Prefeitura de Jundiaí abriram as portas do Parque da Cidade. O parque chegou seis anos depois da construção da represa de Acumulação e se transformou em um marco, na cidade, de preservação e lazer, com atrações para toda a família. Nesta sexta-feira (21), completa 19 anos, com uma festa gratuita.
“A princípio, a ideia era fazer um reflorestamento, mantendo-se uma mata no entorno da represa de Acumulação. Porém, em 2001, surgiu a ideia de se construir o Parque da Cidade, com o objetivo de resguardar o manancial de abastecimento, propiciando um local de lazer para a população”, conta o diretor superintendente de Engenharia da DAE, Valter Maia.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, lembra que o Parque foi o início da construção de um complexo que, junto ao Mundo das Crianças, reúne natureza, qualidade de vida e educação. “Jundiaí, Cidade das Crianças, investiu, ao longo dos anos, de maneira forte e planejada para alcançar o patamar de segurança hídrica atual”, afirma.
Prefeito à época e idealizador do projeto, Miguel Haddad lembra que a proposta era criar uma “barreira natural”. “O Parque da Cidade nasceu há 19 anos com uma missão de extrema importância. Além de oferecer lazer para a população e preservar nossa fauna e flora, tem a função de proteger a represa, conservando os trechos da mata ciliar no entorno. Essa barreira natural contribui para evitar invasões, poluição, erosão e assoreamento da represa que abastece Jundiaí. É uma alegria participar de mais um aniversário do parque e notar que ele cumpre seu papel com excelência”, diz.
Parque da Cidade conta com mais 500 mil m² no entorno da represa da cidade
Com 500 mil m² de área, o Parque faz parte da história de vida do jundiaiense. Para muitos, é ali que o dia começa ou que termina, fazendo uma caminhada, praticando corrida ou apenas andando de bicicleta. Para quem preferir, há ainda as academias ao livre – inclusive, uma adaptada para pessoas com deficiência. A criançada também tem parquinhos à disposição, entre os quais um adaptado, para cadeira de rodas ou mobilidade reduzida.
O Jardim Japonês é um encanto à parte, com pontes, cursos d’água, quiosque e um Torii, portão tradicional daquela cultura. Cinco quadras oficiais (duas poliesportivas, duas de vôlei de areia e uma de futebol de areia), pistas de automodelismo e de aeromodelismo e um Centro Náutico completam as atrações, além de quiosques e áreas para piquenique.
O Parque da Cidade também é pioneiro em ação social: uma área é destinada ao Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), que realiza o aluguel de bicicletas a partir de R$ 10,00. Os valores são revertidos para o programa, que, desde 1996, já atendeu mais de 1,5 mil pessoas, de todas as idades, e mensalmente promove atividades para mais de 400.
Atividades ao ar livre, pista de caminhada, de bicicleta e academias fazem parte da estrutura
Represa
Atualmente, 95% da água que abastece Jundiaí vem da represa de Acumulação. Inicialmente, a represa armazenava 5,5 bilhões de litros de água; anos depois, chegou a 8,3 bilhões de litros de água e, desde 2019, consegue abrigar até 9,3 bilhões de litros de água. O planejamento a longo prazo permitiu que a cidade se tornasse uma referência em saneamento e em segurança hídrica, fazendo, inclusive, com que continuasse a ter água mesmo em períodos de crise hídrica.
Atualmente, a DAE trata 1.800 litros por segundo de água, que são distribuídos à cidade por meio de 57 reservatórios de água tratada.
Festa
Os 19 anos do Parque da Cidade serão comemorados nesta sexta-feira (21), das 9 às 17 horas, com pipoca, algodão doce, artesanato, música, aula de zumba e brinquedos infláveis. Localizado na rodovia João Cereser, km 66, bairro Pinheirinho, o Parque abre todos os dias, a partir das 6h30, e conta com entrada e estacionamento gratuitos.
Assessoria de Imprensa DAE
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários