Horta Urbana Guanabara recebe professores da rede municipal para atividade
Publicada em 26/04/2023 às 12:55
Cerca de 60 profissionais da Educação de 4 EMEBs da região do Jardim Guanabara conheceram, nesta quarta-feira (26), a Horta Urbana, o futuro Parque Naturalizado e o Jardim de Chuva localizados no bairro. A ideia da visita é que os profissionais levem experiências para as escolas e também possam conhecer o espaço público do bairro para futuras atividades ao ar livre.
O espaço foi apresentado aos professores pelas permissionárias da horta, Luíza Expedita Gomes e Jocilena Cenachi Ramalho, pela diretora da EMEB Professor Nelson Álvaro Figueiredo Brito, Ana Lúcia Perboni Kalmar, e pela arquiteta da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Alissandra Bernardini de Oliveira. O vereador Daniel Lemos também acompanhou os profissionais.
Além da horta urbana, que está na primeira colheita, o Parque Naturalizado, que conta também com um Jardim de Chuva, terá pista de caminhada, tanque de areia e espaços com vários brinquedos naturalizados.
“Esse espaço foi contemplado para a integração da comunidade e também com as escolas do bairro, para que as crianças possam aprender sobre vários aspectos da natureza, como os ciclos de água, sobre a horta e sobre tudo o que a natureza oferece”, disse a arquiteta da UGPUMA.
Projeto do Parque Naturalizado foi apresentado aos professores pela UGPUMA
Permissionárias da horta urbana, as donas Luíza e Jocilena ficaram muito felizes com o intercâmbio com professores da rede municipal. “Estou muito feliz em fazer parte da ocupação desse espaço, sabendo também que as crianças das nossas escolas vão poder aprender sobre a horta que nós estamos implantando”, falou a dona Luíza.
“Os brinquedos que integrarão o espaço e todo o projeto fazem parte de conceitos de aprendizado ao ar livre e sobre como as crianças podem aprender também em contato com a natureza”, reforçou a arquiteta.
Os professores também fizeram sugestões sobre a concepção do parque, pensando em aspectos como a acessibilidade e o aprendizado das crianças e também fizeram o plantio de PANCs. “O contato das crianças com a natureza é muito importante e ajuda muito no desenvolvimento e no aprendizado, principalmente pensando no conceito de desemparedamento e ocupação dos espaços públicos ao ar livre”, disse a professora Lívia Almeida, da EMEB Professora Cleonice Adolpho de Faria, no Jardim Guanbara. O Parque Naturalizado está previsto para ser entregue até o segundo semestre de 2023.
Profissionais da educação conheceram a horta urbana do Parque Guanabara
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários