Prevenção: vacina antirrábica é aplicada na VISAM durante o ano todo
Publicada em 09/09/2025 às 16:00
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) aplicou, neste ano, 1.455 doses da vacina antirrábica em cães e gatos da cidade. O órgão é posto fixo de vacinação e, durante o ano todo, oferta o imunizante aos pets dos munícipes.
A aplicação, seguindo as diretrizes do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva, ocorre mediante agendamento pelos (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350. A medida é necessária para evitar desperdício dos frascos, já que cada um contém 25 doses com validade de até três dias corridos após a abertura. Assim que a VISAM atinge 25 cães ou gatos para vacinação, os tutores são devidamente avisados sobre a data e o horário em que devem levar seus animais ao órgão.
Animais domésticos devem receber a dose anualmente
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave e pode acometer qualquer mamífero, levando ao óbito em aproximadamente 100% dos casos. O coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, ressalta que é fundamental que a antirrábica seja ministrada anualmente nos pets.
“Para o homem, a transmissão ocorre pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, arranhadura e/ou lambedura. Os animais domésticos precisam estar com a vacina em dia, tanto para a proteção deles como dos seres humanos. Em todo o Estado, não é mais efetuada a campanha, que era levada aos bairros. Amparada em análise epidemiológica robusta, a Secretaria Estadual interrompeu essa ação, mas efetua o encaminhamento das doses para aplicação a partir de agendamento. Por isso, em qualquer período do ano, os munícipes podem entrar em contato conosco para solicitar a vacinação de seu cão ou gato”, ressalta.
Outras ações
Além da vacinação antirrábica, a VISAM, dentro do Programa Municipal de Prevenção da Raiva, efetua o recolhimento de morcegos mortos e em comportamento atípico, para diagnóstico laboratorial e avaliação epidemiológica da doença, visando analisar a circulação do vírus rábico na cidade. Neste ano, cinco morcegos positivos para a raiva foram identificados no Município. Em 2024 e 2023, foram 10 e 17, respectivamente.
Ao longo do ano, o órgão também realiza ações de orientação à população e aos profissionais que atuam na saúde e em clínicas veterinárias sobre as medidas preventivas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários