Novo passo para mobilidade: Jundiaí adota solução digital para aprimorar transporte coletivo
Publicada em 10/09/2025 às 14:00
Jundiaí dá um passo decisivo para aprimorar seu sistema de transporte público com a implantação do módulo Planejamento Estratégico da plataforma tecnológica da Optibus. A iniciativa permitirá que toda a frota municipal, composta por 264 ônibus, seja gerenciada de forma integrada por meio de inteligência artificial e visualizações avançadas, projetadas para elevar a eficiência, a acessibilidade, e o desempenho do serviço oferecido à população.
O sistema será operacionalizado pelos técnicos planejadores de transportes, a solução combina múltiplas camadas de dados operacionais com IA. Isso proporciona uma visão abrangente da rede, com foco na otimização operacional, na integração entre viagens e na redução de custos operacionais.
Otimização com inteligência: principais benefícios
Ajuste de frequência e lotação: permite monitorar a ocupação dos ônibus, adequando a frequência conforme a demanda real.
Mapeamento de acessibilidade (isócronas): identifica áreas alcançáveis em determinado tempo, promovendo equidade no acesso ao transporte.
Análise de impacto demográfico: avalia como alterações na rede afetam diferentes segmentos da população.
Planejamento georreferenciado: permite integrar a base de linhas, pontos e serviços públicos e sociais, tornando o planejamento mais completo.
A ferramenta está em fase final de implantação e em breve as alterações no serviço de transporte coletivo serão realizadas utilizando a plataforma como base para as tomadas de decisões.
“Com a plataforma conseguimos planejar nossa rede de transporte e acessar informações precisas sobre o que está acontecendo nas operações, como horários, itinerários e demanda, garantindo que cada viagem seja mais segura, ágil e confiável. Nosso compromisso é com um transporte público eficiente, acessível e moderno, que realmente faça a diferença na vida de quem depende dele todos os dias e vive em nossa cidade.” Bruno Sérgio Taveira Palhari, Diretor do Departamento de Transporte Público
Um passo no novo modelo de concessão
A implantação de tecnologia no transporte coletivo ao encontro com parte as exigências do novo modelo de concessão do transporte público de Jundiaí. Neste contexto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, realizará a última Audiência Pública nas próximas semanas na região Leste onde será apresentado para população da região o novo modelo e assim viabilizar o processo licitatório da concessão do sistema.
“Este é um momento importante para a mobilidade da nossa cidade. Ao unirmos tecnologia e participação social no novo modelo de concessão, estamos garantindo transparência, eficiência e melhores resultados para os cidadãos. A audiência será a oportunidade final para ouvirmos os usuários e aperfeiçoarmos esse modelo antes do lançamento do edital.” José Carlos Sacramone, Secretário de Mobilidade e Transportes
Com a adoção da plataforma da Optibus, Jundiaí segue alinhada às melhores práticas globais, reforçando seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. A modernização do planejamento do transporte coletivo, integrada ao diálogo público e à estratégia de concessão, está preparando o município para entregar um serviço mais ágil, acessível e eficaz para toda a população.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários