Prefeitura de Jundiaí cria canal ‘Escuta Segura’ para apoio e proteção aos servidores municipais
Publicada em 09/09/2025 às 17:00
Nesta segunda-feira (9), no auditório do Paço Municipal, a Prefeitura de Jundiaí lançou oficialmente o canal Escuta Segura, uma ferramenta voltada para a prevenção, acolhimento e tratamento de relatos de assédio moral e sexual na administração pública. O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, secretários municipais, diretores e técnicos da gestão.
Autoridades e servidores participam do lançamento do Escuta Segura no Paço municipal
O Escuta Segura é um canal sigiloso para servidores registrarem denúncias de assédio, acessível também pelo WhatsApp. Criado por decreto em julho, o programa conta com comissões específicas para análise dos casos e é acompanhado por uma cartilha digital que orienta sobre o que caracteriza assédio moral e sexual.
O prefeito destacou que a criação do canal atende a um compromisso assumido em seu plano de governo e simboliza a valorização dos servidores públicos. “É com muita alegria que lançamos o Escuta Segura. Não adianta termos projetos no papel sem colocá-los em prática. O exemplo deve vir de nós, secretários e diretores, para que todos os servidores tenham segurança e respeito no ambiente de trabalho”, afirmou Martinelli.
Prefeito Gustavo Martinelli destaca valorização e respeito aos servidores
O secretário de Administração e Gestão de Pessoas (SMAGP), Luiz Henrique Toresin, destacou a relevância da iniciativa. “Trata-se de uma ação de grande importância, que já estava prevista no plano de governo do prefeito Martinelli e que agora se concretiza em um momento muito significativo para a Prefeitura”, afirmou.
Na sequência, o secretário adjunto da SMAGP, Carlos Umberto Rossi, destacou que o objetivo é promover um ambiente de trabalho saudável. “O prefeito nos incumbiu de ter um trabalho humanizado, receptivo e principalmente seguro para todos os servidores. Gostaríamos de não precisar usar o canal, mas é importante que exista para que as denúncias sejam respeitadas e apuradas, garantindo transparência e segurança para todos”, disse.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento do Servidor, Isabela Munhoz Benetti, explicou como o programa funcionará na prática e ressaltou o caráter educativo do projeto.
“Mais do que um espaço de denúncia, o Escuta Segura é um instrumento de prevenção, informação e apoio. As comissões terão papel fundamental na análise responsável e no esclarecimento sobre o que caracteriza ou não o assédio, ajudando a construir um ambiente de trabalho mais saudável”, explicou.
Secretário Luiz Henrique Toresin ressalta a importância da iniciativa
Umberto Rossi afirma que Canal garante acolhimento e segurança aos servidores
Isabela Munhoz Benetti explica funcionamento do programa e das comissões
O sistema será operado em parceria com o Ouvidor Digital, empresa especializada em governança e gestão de riscos, que oferece recursos tecnológicos para garantir sigilo e acessibilidade. O diretor da plataforma, Márcio Luz, destacou que a iniciativa coloca Jundiaí entre as poucas cidades do país a adotar um canal específico para tratar o tema.
Com a novidade, os servidores poderão registrar relatos de forma digital e confidencial, permitindo à administração identificar padrões, prevenir ocorrências e agir de forma mais efetiva em casos confirmados. Para mais informações, acesse o site do Escuta Segura.
Medidas da Prefeitura reforçam valorização dos servidores
Além do lançamento do canal, Gustavo Martinelli também destacou outras medidas da administração voltadas ao bem-estar e valorização dos servidores. Entre elas estão os encontros “Bom Dia Servidor”, que promovem diálogo direto entre a gestão e diferentes categorias do funcionalismo, a reformulação dos protocolos de atendimento psicológico e psiquiátrico, a ampliação do direito a faltas abonadas, o reajuste salarial e a nomeação de servidores de carreira para cargos de chefia, reforçando a experiência e competência dentro da gestão pública.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários