CERESTs do Estado debatem saúde mental dos trabalhadores em encontro em Jundiaí
Publicada em 14/09/2025 às 08:00
Jundiaí sediou, na última quarta-feira (10), a 4° Oficina Presencial de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho. O evento reuniu cerca de 40 profissionais, representantes de sete Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do Estado de São Paulo.
Ao longo do dia, a atividade coordenada pelo CEREST Estadual e seus apoiadores proporcionou, além de diálogo e de reflexão sobre a temática, o debate de ações com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde do trabalhador.
O evento proporcionou importantes reflexões sobre saúde do trabalhador
“Neste mês, em que é desenvolvida a campanha Setembro Amarelo, é fundamental abordarmos também o sofrimento mental em decorrência do trabalho, o qual é um agravo muitas vezes invisível, sendo subnotificado. É fundamental olharmos para essa questão, intervindo para a construção de ambientes saudáveis”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Jundiaí, Flávia Pagliarde Cerezer.
O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (UGPS), André Mestriner, também enfatizou a importância do encontro. “Ao analisarmos e refletirmos sobre casos apresentados por outros CERESTs, temos a oportunidade de aumentar o nosso repertório de ações para que, ao nos depararmos com casos semelhantes em Jundiaí e nos municípios da nossa área de abrangência, possamos replicar condutas positivas que os colegas nos relataram.”
Também participaram, representando o CEREST de Jundiaí, a gerente do serviço, Gabriela Souza Antunes, e as demais autoridades sanitárias da divisão de vigilância em saúde do trabalhador.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários