Procon Jundiaí alerta empresários sobre contato de falsos fiscais
Publicada em 21/05/2021 às 10:56
O Procon Jundiaí alerta os empresários locais sobre possíveis golpes de criminosos que usam o nome da instituição. Tanto na capital quanto no interior do Estado, ocorreram ligações telefônicas em nome do Procon pedindo vantagens indevidas para impedir fiscalizações em seus estabelecimentos comerciais e suspender a aplicação de multas.
“O Procon Jundiaí não entra em contato para avisar sobre fiscalizações ou para suspender multas”, explica a chefe do Procon de Jundiaí, Gabriela Glinternik. “Caso o fornecedor receba qualquer contato em nome de seus servidores ou diretores pedindo vantagens indevidas, ele deve denunciar a prática imediatamente à Ouvidoria da Prefeitura de Jundiaí, através de seu site.” Também é possível fazer a denúncia pelo telefone 4589-8454.
O mesmo alerta vale caso o contato se identifique como fiscal do Procon-SP.
Os locais fiscalizados são definidos no mesmo dia em que acontecem as diligências e as empresas não são avisadas previamente. Não há como evitar a fiscalização, que acontece por meio de denúncias ou de operações definidas pela instituição.
Após uma empresa ser autuada, segue-se um processo público e transparente para a aplicação da multa. Ao longo do processo, que é julgado administrativamente pelo Procon-SP e analisado pela Procuradoria Geral do Estado, a empresa tem direito à defesa. Não há como impedir a imposição de multa fora desse procedimento.
Atos Fiscalizatórios
Antes de iniciar um ato fiscalizatório, as equipes do PROCON Jundiaí e do Procon-SP identificam-se com o responsável pelo estabelecimento e avisam que irão iniciar a fiscalização. Após verificarem o local, caso seja encontrada alguma irregularidade, a empresa é autuada e recebe um documento e explicações sobre como proceder. A multa não é cobrada na hora.
Venda de exemplares do CDC
Também ocorreram casos de falsos fiscais que cobraram multas dos comerciantes locais e tentaram vender exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Os fiscais do Procon não vendem o CDC, que pode ser comprado em qualquer livraria ou baixado do site do Procon-SP.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários