Políticas públicas para a infância em Jundiaí são destaque na Fiesp
Publicada em 26/05/2021 às 18:22
As políticas públicas para a infância adotadas em Jundiaí ganharam destaque em palestra na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na manhã desta quarta-feira (26), em São Paulo. A convite da instituição, o prefeito Luiz Fernando Machado explicou o modelo inovador que transformou Jundiaí, a partir de 2017, em Cidade das Crianças.
Auditório da Fiesp, no momento da palestra de Luiz Fernando Machado
Na Fiesp, Luiz Fernando trouxe em sua palestre dados e explicações sobre os trabalhos desenvolvidos com a infância em Jundiaí
“A criança não é nosso futuro, ela é nosso presente, ela precisa ser pensada agora e participar das nossas transformações, como parte da sociedade”, declarou o prefeito. “Em nossa cidade, criamos o Comitê das Crianças, que é deliberativo e nos ajuda a construir boas políticas públicas para o município.”
A palestra, conduzida aos membros do Conselho Superior de Estudos da Política (Consep) da Fiesp, contou com a maior parte de seus participantes de forma on-line. “Nós sempre trazemos a visão de quem faz a diferença para nós empresários, em todo o Brasil”, declarou o presidente do Consep/Fiesp, Carlos Trombini. “Todos os países que investiram em educação saíram na frente.”
Em Jundiaí, explicou Luiz Fernando, a maneira de pensar a educação vem mudando. Hoje, com o conceito de desemparedamento, espaços públicos e abertos, em contato com a natureza, estão se tornando novos locais de aprendizado. “São salas de aula a céu aberto. Nesse momento de pandemia, a natureza tornou-se, mais do que nunca, uma aliada na aprendizagem e as crianças podem aprender muito ao ocuparem seus espaços.”
Luiz Fernando Machado fala aos espectadores da palestra, no Fiesp
“Nesse momento de pandemia, a natureza tornou-se, mais do que nunca, uma aliada na aprendizagem”, declarou Luiz Fernando
Jundiaí aderiu à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e também à Rede Urban95, sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer, reconhecimento dado a apenas 14 Municípios brasileiros. A cidade também inaugurou no fim do ano passado, à beira de sua represa de abastecimento, o Mundo das Crianças, com 170 mil m². “Ali, instalamos brinquedos que estimulam o desenvolvimento motor das crianças e não aqueles que fazem o esforço por elas.”
O prefeito também apresentou dados relevantes de Jundiaí, sendo a 17ª economia do Estado e 7ª do país; tendo se tornado, no ranking do índice Macroplan, a segunda melhor cidade para se viver no Brasil; contando com 100% de seu esgoto tratado; uma taxa de mortalidade de 7,23 em 2018 e 7,32 em 2019, abaixo da média brasileira e estadual; e uma nota 7 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019, acima da média brasileira e estadual.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários