Privatização da Eletrobras deve causar aumento expressivo nas contas de luz
EDUARDA ANDRADE EM 20 DE MAIO DE 2021, ÀS 11:17
Conta de luz dos brasileiros pode ficar mais cara a depender da privatização da Eletrobras. Nessa quarta-feira (19), mais de 30 entidades do setor de energia se reuniram para debater o projeto que objetiva desvincular a empresa do setor público. A proposta foi analisada na Câmara dos Deputados e contou com recusas até mesmo do governo federal.
Uma das características da gestão do ministro da economia, Paulo Guedes, tem sido a privatização de uma série de estatais brasileiras.
O gestor já deixou claro seu interesse vender marcas como os Correios, Banco do Brasil, entre outros. Mas nesse momento a pauta da vez se tornou a Eletrobras.
Sobre o processo de privatização
O debate para que a Eletrobras deixe de ser de responsabilidade pública vem ocorrendo há semanas. No entanto, apenas nessa quarta-feira (19) é que parte significativa do setor produtivo se posicionou contra a decisão.
De acordo com eles, se a medida for efetivada haverá um aumento em grande escala no preço das contas de luz. Há previsão é de que a energia fique ao menos 8% mais cara para os pequenos consumidores.
Já para grandes empresas a despesa resultaria em um reajuste de 15%, o que justifica sua recusa.
O que diz o governo federal
Surpreendentemente, até mesmo agentes da equipe federal se mostraram contra a proposta. Muitos relataram que o texto inicial da MP foi alterado de modo que dificulte na entrada de investidores privados na empresa. Além disso, o setor de energia passaria a ficar limitado em suas comercializações.
Relator da proposta, Elmar Nascimento (DEM/BA) informou que a nova versão revisada contém uma série de mudanças já debatidas com os ministérios de Minas e Energia e Economia. Ele afirmou que nenhuma das edições irá gerar aumento na conta de energia.
“Pelo contrário, mais recursos irão para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) que ajuda a reduzir a conta de energia dos pequenos consumidores”, diz.
Até o momento não há previsão para a validação final da pauta. A proposta deve circular entre demais parlamentares e uma nova votação será feita até que a última versão de seu texto seja disponibilizada.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários