DAE lança campanha sobre consumo consciente da água
Publicada em 18/05/2021 às 09:42
Água de qualidade é essencial no combate à pandemia, por isso, é hora de fazer o uso consciente deste importante recurso. Com o objetivo de envolver a população neste esforço conjunto, a DAE Jundiaí lança a campanha “Uso responsável da água – é mais vida e mais prevenção”, que será divulgada nas redes sociais e mídias impressa e televisiva.
Fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos e tomar banhos mais rápidos estão entre os hábitos que devem ser adotados pela população
A proposta é incentivar o consumo racional da água, por meio de hábitos simples, como tomar banhos rápidos, usar a vassoura para limpar a calçada e a garagem e lavar as mãos sempre que necessário, mas fechando a torneira enquanto o sabonete é utilizado.
Atualmente, a represa de Acumulação, localizada em frente ao Parque da Cidade, está com 84% da capacidade, o que equivale a 7,8 bilhões de litros. Para isso, além do rio Jundiaí Mirim, principal fonte de abastecimento da cidade, a DAE utiliza a outorga do rio Atibaia, que envia, por segundo, 1.200 litros de água para Jundiaí.
Rios Jundiaí Mirim e Atibaia mantêm a capacidade da represa, atualmente em 84%. DAE realiza obras para ampliar armazenamento de água tratada e velocidade de tratamento
O acompanhamento diário da represa segue os cuidados recomendados pelo Consórcio PCJ, que emitiu, recentemente, nota de alerta sobre a estiagem. Segundo o PCJ, “o acompanhamento dos dados climatológicos e monitoramento do comportamento hídrico dos principais mananciais das Bacias PCJ mostraram que as chuvas ocorreram abaixo do esperado para o primeiro trimestre de 2021”.
“Os dados preocupam, já que nos últimos quatro anos também foram registradas menos chuvas nas áreas monitoradas. Os meses de janeiro, fevereiro e março, considerados de maior incidência de chuvas, registraram precipitações na ordem de 31,5%, 10,5% e 13,5% menores do que o esperado para o período”, detalha a nota.
Também em consonância com o PCJ e além da nova campanha, a DAE tem desenvolvido ações com foco na segurança hídrica. Entre elas, estão a ampliação da capacidade de armazenamento da represa, a construção de novos reservatórios de água tratada – no Anhangabaú, Jardim Carlos Gomes e Distrito Industrial – e o aumento da capacidade de tratamento na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (que vai saltar de 1.800 l/s para 2.400 l/s). O objetivo é garantir o fornecimento de água na cidade.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Imagens: DAE Jundiaí
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários