Como agendar 1ª dose da vacina da COVID-19 no sistema de xepa?
A vacinação contra o novo coronavírus começou em meados de janeiro. Mas, muitos dos brasileiros ainda precisam esperar até que seja disponibilizada a 1ª dose da vacina para sua idade. Porém, diversas cidades começaram a vacinar pessoas fora do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização com as vacinas da xepa.
Essas doses extras são usadas quando tem sobra nos frascos já abertos e que não podem ser guardados. Dessa forma, evita o desperdício do imunizante.
Hoje, são aplicadas três vacinas no país: a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida nacionalmente pelo Instituto Butantan.
A vacina desenvolvida pelo laboratório anglo-sueco AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e produzida no exterior e no Brasil, pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). E a vacina da Pfizer/BioNTech, importada.
Qual prazo de validade de cada vacina?
8h: é o prazo de validade dos frascos multidoses (10 doses) da Coronavac, segundo informações do governo federal
6h: é o prazo de validade dos frascos multidoses da vacina da AstraZeneca, sejam os entregues pela Índia, sejam os entregues pelo consórcio internacional Covax (ambos de 10 doses), e da vacina da Pfizer
48h: é o prazo de validade dos frascos da vacina da AstraZeneca produzidas pela Fiocruz (5 doses).
Inscrição para xepa da vacina da Covid
A inscrição varia de acordo com a cidade em que o cidadão vai tomar a vacina. Por ordem do Ministério da Cidadania, os postos de saúde estão cadastrando o nome das pessoas que desejam fazer parte da xepa.
E ao fim do dia, quando percebem que nem todas as doses do frasco foram aplicadas, ligam para essas pessoas.
Já outras criaram até site e aplicativos para que essas possam se cadastrar e fazer a sua vacinação. Vale a pena conferir o processo diretamente no posto de saúde mais perto da sua residência.
Vacinação
Atualmente, a vacinação chegou para aqueles que possuem comorbidades, grávidas e puérperas, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e profissionais da educação.
Veja a lista a seguir de doenças classificadas como comorbidades:
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndrome coronarianas;
Valvopatias;
Miocardites e Pericardiopatias;
Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênita no adulto;
Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular;
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos;
Hemoglobinopatias graves;
Obesidade mórbida;
Cirrose hepática.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários