Jundiaí obtém autorização para contratar operação externa de US$ 64 milhões para investir em infraestrutura
Publicada em 10/07/2022 às 07:31
O município de Jundiaí obteve autorização para contratar operação de crédito externa no valor de US$ 64 milhões, cerca de R$ 330 milhões, destinados a financiar parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social, segunda etapa do Avança Jundiaí, que terá duração de cinco anos e totalizará cerca de R$ 416 milhões em investimentos. São previstas nesta segunda etapa mais de 30 ações nas áreas de mobilidade, com obras de infraestrutura viária, drenagem, acessibilidade, meio ambiente, economia criativa e cultura, educação, esporte e saúde, abrangendo todas as regiões do Município, com a finalidade de modernizar a infraestrutura da cidade e oferecer serviços públicos eficazes e sustentáveis.
Todos os projetos têm como objetivo o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida da população, seguindo as diretrizes estratégicas do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, do Plano de Mobilidade Urbana e estão conectados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU.
“A nossa preocupação é entregar projetos que beneficiem a população e o desenvolvimento do município. Ou seja, obras que tenham impacto social e mudem a realidade de Jundiaí para melhor. O cidadão cobra resultados e espera de nós a boa aplicação do recurso público. Trabalhamos com uma gestão de resultados, que olha para a qualidade de vida, para as nossas crianças e que entrega serviços públicos eficazes”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi lembrou que Jundiaí é a segunda melhor cidade do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) e está com as finanças e os indicadores fiscais em ordem, o que a qualifica para captar esse montante de recursos para investimentos multissetoriais. Além disso, o município comprovou para o governo federal, que será avalista da Prefeitura, que tem capacidade para pagar a operação no prazo de 18 anos e meio, com cinco anos e meio de carência. “Jundiaí tem um planejamento estratégico de desenvolvimento, com prioridades definidas que enfrentam os desafios do crescimento e da desigualdade social. O programa Avança Jundiaí responde a essas demandas nos próximos cinco anos, com o objetivo de destravar a mobilidade, elevar a qualidade de vida da população, incluir pessoas e promover a sustentabilidade no crescimento da cidade”, declara ele, que é o coordenador geral do projeto no município.
Jundiaí receberá investimentos em diversas áreas
As obras – A Saúde será contemplada com a reforma, ampliação e construção de Novas UBS na Vila Rio Branco, Jardim Tamoio, Fazenda Grande, Ivoturucaia e Rio Acima. A cidade ganhará o Centro de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento (CEPA) na Vila Progresso e um novo Núcleo de Assistência à Pessoa Com Deficiência (NAPD). Serão adquiridos novos equipamentos e os servidores das Unidade receberão capacitação para melhorar a qualidade dos serviços assistenciais oferecidos aos usuários do sistema público de saúde.
Dentro dos parâmetros do Programa Escola Inovadora, na área da Educação, está prevista a ampliação da EMEB Flávio D’Angieri e a implantação do Complexo Educacional Rio Acima, a construção do Complexo Educacional Residencial Jundiaí, a reconstrução da EMEB Helena Gaimberti, alem das reformas da EMEB Maria Toledo Pontes, do Centro Internacional de Pesquisa e Memória da Infância (Ciempi) . Além das escolas, estão previstas ações de reforma e ampliação dos centros esportivos Aramis Polli, Helena Cestari, José Demarchi e Francisco Dal Santo.
Entre as obras urbanísticas e de desenvolvimento social, estão a revitalização do Complexo Fepasa e a requalificação dos bairros São Camilo e Centro, com foco no estímulo da economia criativa e circular.
A Avenida Luiz Zorzetti, na região leste, será duplicada e a Avenida Reynaldo de Porcari, na região oeste será requalificada. Também será implantado o prolongamento da Avenida Beta, no Distrito Industrial localizado na região noroeste. A Estrada Municipal do Varjão passará por duplicação e requalificação de corredor viário. Haverá ainda implantação de ciclovias e adaptação de acessibilidade na área central de Jundiaí. Além disso, o Córrego do Jardim do Lago terá recomposição de canalização.
“Esses recursos antecipam investimentos importantes em ações que foram planejadas para modernizar e ampliar o sistema viário da cidade, visando suportar o crescimento urbano e econômico projetados. Os efeitos impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores de Jundiaí, melhoram as condições de deslocamento e facilitam o acesso a serviços públicos de qualidade, que são compromissos do governo Luiz Fernando”, explicou Parimoschi.
Também estão previstas ações de fortalecimento institucional, que têm o objetivo de melhorar a estrutura de governança da cidade, especialmente a gestão dos projetos de infraestrutura, além de aprimorar os serviços públicos aos munícipes e capacitar os servidores municipais.
Mais – A carta consulta para contratação de operação de crédito foi aprovada em dezembro de 2021 pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia, tendo a Corporação Andina de Fomento – CAF – (Banco de Desenvolvimento da América Latina como agente financeiro.
A CAF esteve na cidade em maio e analisou cada um dos projetos propostos no Programa de Desenvolvimento Urbano e Social. O projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito foi aprovada pelo Legislativo e promulgada pelo Executivo, transformando-se na Lei 9802, de 2022.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários