Projeto Cidade Itinerante realiza mais de 400 atendimentos em Jundiaí
Publicada em 07/07/2022 às 07:37
Ônibus da ação circulou pelo Novo Horizonte, Centro e Colônia, e também contou com Procon Móvel e atendimento do programa Jundiaí Empreendedora. Entre os dias 27 de junho até 01 de julho, Jundiaí recebeu o ônibus do Cidadania Itinerante, iniciativa focada em descentralizar a atuação das Coordenações, Programas e serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania, concentrados na Capital e na Região Metropolitana, levando atendimento às populações socialmente mais vulneráveis.
O projeto é uma parceira entre a Secretarias do Governo de São Paulo com o Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Unidade de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC) e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).
Em Jundiaí, o Cidade Itinerante circulou entre os dias 27 de junho até 01 de julho pelos bairros Novo Horizonte (Cáritas Diocesana, dias 27 e 28), Centro (Praça Governador Pedro de Toledo, dia 29) e Colônia (CECE Romão de Souza, em 30/06 e 01/07), das 09h às 17h.
A parceria com a UGCC/NAPP se deu por meio das articulações entre a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos com a Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto da região Central de Jundiaí, Calçadão Barão de Jundiaí, com ônibus branco do Governo do Estado, do Projeto Cidadania Itinerante, estacionado e aberto para a população ser atendida nos mais diversos serviços. Pessoas sentadas em cadeiras brancas esperam o momento de ser chamadas, enquanto agentes fazem a triagem das solicitações da população
Atendimentos foram realizados no Centro, Novo Horizonte e CECE Romão de Souza
Serviços de justiça e cidadania
Ao longo de todos os dias do projeto, foram realizados 437 atendimentos. Dentre os serviços oferecidos, estavam a emissão de segundas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais, CPF, contas de água e luz, elaboração de currículo, pedido de emissão de carteira digital de trabalho, entrada no seguro desemprego, dentre outros atendimentos relacionados a direitos humanos e cidadania.
“Junto aos serviços estaduais, foram disponibilizadas orientações para a regularização financeira, atendimentos e abertura de processos do Procon Móvel, atendimentos do Programa Jundiaí Empreendedora. A aproximação da prestação de serviço para a população é um diferencial do projeto”, comentou o gestor da Casa Civil (UGCC) Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos. A parceria com a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico (UGDECT), com o Jundiaí Empreendedora, resultou em cadastramento de currículo e de vagas no Portal, além da oferta de orientações sobre empreendedorismo e encaminhamento para o Espaço Jundiaí Empreendedora.
Para a chefe do Procon, Valéria Tavares Alcântara, a ação trouxe resultados promissores. “Foi uma ação positiva. Descentralizamos o atendimento e levamos para a população os serviços, só que mais próximos de casa”, detalhou.
Para o Assessor de Políticas e Direitos Humanos, do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas Paulo Fernando de Almeida, o objetivo da ação foi levar cidadania e direitos humanos para as regiões mais distantes. “A iniciativa é resultado de um grande trabalho realizado em parceria com o Estado, visando promover a dignidade da pessoa humana por meio do acesso descentralizado dos serviços de cidadania e direitos humanos”, comentou.
Segundo o diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da UGDECT, Enrico Arkchimor Milamonti, além de divulgar os serviços do portal, as pessoas foram atendidas e orientadas. “Quem não conseguir cadastrar o currículo, teve auxílio e orientação para agendar atendimento no Espaço Jundiaí Empreendedora”, explicou.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários