Rede de saúde está estruturada para atendimento aos casos de Monkeypox
Publicada em 29/07/2022 às 12:14
A exemplo do que ocorreu assim que noticiados os primeiros casos de Covid-19 no País, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) capacitou a rede e definiu a operação para o atendimento aos pacientes suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos). Jundiaí confirmou o segundo caso em residente a partir de exame recebido na última terça-feira (26).
Na cidade, o atendimento para os casos suspeitos está disponível nos Pronto Atendimentos (PAs) e na Clínica da Família Novo Horizonte. Os equipamentos já estão com os insumos para a coleta de exames para análise laboratorial. Após o atendimento ao paciente, a Vigilância Epidemiológica (VE) é imediatamente notificada e passa a fazer o acompanhamento, monitorando o paciente e efetuando a investigação epidemiológica junto das pessoas que tiveram contato com ele.
“Mesmo não sendo uma doença de transmissão tão fácil, rapidamente instituímos os protocolos para o atendimento e passamos a realizar análises diárias do cenário, a fim de conter a proliferação da doença. A rede hospitalar está igualmente preparada, havendo necessidade. Mantendo o princípio da transparência, também informamos a população sobre os casos no município”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Nos equipamentos estão disponíveis os insumos para a coleta de exames para análise laboratorial
A Monkeypox é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por contato com lesões da pele, contato próximo e íntimo e pelas mucosas. São considerados suspeitos os indivíduos de qualquer idade que apresentem início súbito de erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, incluindo a região genital. Os sintomas também incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários