Programa Pé de Árvore promove plantio de mudas na Vila Progresso
Publicada em 18/07/2022 às 09:00
Morador da Vila Progresso, o senhor Osvaldo Moreira Júnior sentiu falta de mais árvores no seu bairro, conheceu o programa Pé de Árvore e fez uma solicitação para o Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) para receber o plantio em sua rua.
“Há algum tempo sinto falta de mais árvores aqui no bairro (Vila Progresso). Conheci o programa pelas divulgações da Prefeitura e fiz o processo necessário, inclusive colhendo as assinaturas dos vizinhos. Foi tudo muito simples. As árvores foram plantadas na última semana e agora vamos ajudar com a rega e cuidados. Eu fiz minha parte para ter uma Vila Progresso mais arborizada”, contou o munícipe.
No trecho da rua onde o senhor Osvaldo mora foram plantadas sete novas mudas, sendo duas de ipê roxo e cinco de ipê branco. “Aqui vai ficar muito bonito quando elas começarem a florir”, lembrou Osvaldo.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Homem está atrás de uma muda de árvore, plantada em calçada de rua com casas.
Osvaldo solicitou o plantio de mudas na rua onde mora
O Programa Pé de Árvore é realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) – Unidam e Jardim Botânico – e tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental e paisagística dos espaços urbanos, contribuir para a redução da poluição do ar, sonora e visual, favorecer a saúde física e mental da população. O plantio de mais árvores também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU (Agenda 2030).
“O Pé de Árvore promove a arborização urbana a partir da participação dos munícipes, tanto no pedido das árvores, quanto no cuidado com as mudas após o plantio. O próprio programa foi criado a partir de um processo de escuta a crianças e pais durante a elaboração do Plano de Bairro Novo Horizonte, quando 86% dos entrevistados disseram que o bairro deveria ter mais árvores, e 72% gostariam que uma árvore fosse plantada em frente à própria casa. Além de deixar as ruas mais bonitas e o clima mais ameno, a arborização de calçadas promove o sombreamento dos caminhos e estimula que crianças e adultos andem mais a pé, ampliando os benefícios do programa”, explicou a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
homens estão abrindo uma cova para plantio de muda de árvore em calçada
Programa é promovido em parceria com a Unidam e Jardim Botânico
As árvores são plantadas em frente aos imóveis dos proprietários que autorizaram e se comprometeram a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital, pelo e-mail urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de gradil para proteção e de placa de identificação das árvores ficam sob responsabilidade das unidades da prefeitura, o munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários