Jundiaí realiza ações para detecção e orientações sobre hepatites virais
Publicada em 20/07/2022 às 17:35
O mês de julho é dedicado à prevenção, identificação e tratamento de hepatites B e C, segundo calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS), identificado como a Campanha Julho Amarelo. Para marcar o Dia Mundial de combate às Hepatites Virais (28/07), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove ao longo da semana entre 25 a 29, ações específicas para o atendimento e esclarecimento sobre a doença.
De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em 2022 foram registrados 140 casos de hepatite B, em tratamento com medicamento, e 97 casos de hepatite C, em tratamento medicamentoso.
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.
DESRIÇÃO DE IMAGEM: mão com luva segura tubo de coleta de sangue com conteúdo
Detecção de hepatite é realizada por exames de sangue, podendo ser o teste rápido ou por coleta
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C podem se tornar crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença evolua por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo a causa de fibrose avançada, da cirrose e também levando ao desenvolvimento de câncer e até a necessidade de transplante do órgão.
“É importante lembrar que as hepatites virais são doenças silenciosas, isto é, as pessoas podem conviver com o vírus B e ou C por muitos anos sem apresentar sintomas. Assim é fundamental que pelo menos uma vez na vida as pessoas façam o teste como prevenção”, orienta Maria de Lurdes Munhoz, gerente do centro de testagem e aconselhamento.
Neste ano, a campanha ocorrerá de 25 a 29 de julho e, dentre as ações, estão divulgação de informações sobre Hepatites Virais nos serviços de saúde, redes sociais e mídia; orientações coletivas em parceria com instituições que atendem o público-alvo da campanha e a oferta de testes para Hepatite C no CTA das 7h às 15h30 e nas Unidades Básicas de Saúde, conforme o horário de atendimento de cada serviço.
Além de incentivar a testagem como forma de prevenção, as Unidades Básicas de Saúde, também oferecem a vacina para Hepatite B. As doses são aplicadas ainda na infância, porém a população adulta que não recebeu a imunização, pode procurar uma UBS para receber a aplicação. O CTA de Jundiaí está localizado na Rua Conde de Monsanto, 480 – Centro.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários