Estão abertas as inscrições para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)
Publicada em 16/07/2022 às 13:00
O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remunera em dinheiro os produtores rurais que possuem áreas com vegetação nativa preservada, está com inscrições abertas. O PSA é desenvolvido pelo Departamento de Agronegócio, da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo instituído pela Lei Municipal nº 9.116, de dezembro de 2018. O objetivo é incentivar o produtor rural de Jundiaí a preservar o meio ambiente.
José Luiz Negrini tem produção de eucalipto no bairro do Castanho e participa do PSA desde o primeiro ano do programa, com 14 hectares de área preservada. “A conservação do meio ambiente é de extrema importância para todos nós. Aprendi isso com o meu pai, que sempre me ensinou a importância das árvores, da mata para mantermos a produção de água, do recurso hídrico. Esse foi um programa muito desejado por nós produtores e logo que foi aberto já fizemos a inscrição da nossa propriedade. A preservação por aqui já acontecia, agora ainda temos o benefício de poder receber por essa área”, afirmou.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Foto aérea mostra parte de uma área produtiva e uma grande área com árvores e floresta preservada.
Áreas preservadas contribuem para melhoria na produção rural
“O programa é sucesso em Jundiaí. É uma importante política pública que beneficia o produtor rural e preserva remanescentes florestais e áreas que estão em processo de restauração”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Atualmente, o PSA em Jundiaí conta com 78 propriedades rurais que reúnem aproximadamente 390 hectares de florestas nativas e 28 hectares em áreas de reflorestamento. “É uma iniciativa que está em consonância e alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas”, confirma o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Os produtores rurais podem fazer inscrição até o dia 8 de agosto. Para participar do programa é necessário que a propriedade rural seja efetivamente produtiva. O pagamento do benefício é limitado a 40 hectares por propriedade. O recebimento do incentivo é contínuo e pode ser renovado a cada quatro anos, desde que a área seja mantida intacta.
A diretora de Agronegócio, Isabel Harder, ainda enfatiza sobre o impacto que a preservação do meio ambiente promove nas propriedades rurais. “Ao preservar os remanescentes de florestas e recuperar áreas degradadas, o ambiente é regenerado e pode ampliar a produção agrícola. A proteção do solo é muito importante para solos mais férteis e a produção de água no entorno, como mencionado pelo produtor José Luiz.
Mais informações podem ser consultadas no site, na Imprensa Oficial do Município de Jundiaí Edição 5110|01 de julho de 2022 ou diretamente com a UGAAT, pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários