Prefeito recebe técnicos italianos da Escola de Enologia de Conegliano
Publicada em 06/03/2024 às 16:40
O Prefeito Luiz Fernando Machado e o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) receberam no gabinete, nesta quarta-feira (06), Luigi Franco e Mauro Zardetto, técnicos e professores da Scuola Enologica G.B Cerletti, localizada em Conegliano, na Itália. O encontro teve como objetivo discutir a recente parceria firmada entre a escola italiana e o Centro de Enologia de Jundiaí.
A visita acontece após a primeira aula experimental da parceria entre os centros, na segunda-feira (04), ministrada por Luigi e Mauro, sobre a vinificação da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, acompanhado de um primeiro experimento de pesquisa na redução do foxado e Vinho de uvas americanas. Ela aconteceu na ETEC Benedito Storani, com a presença de alunos dos cursos técnicos de Viticultura e Enologia e Alimentos.
“Jundiaí conquista, cada vez mais, o seu espaço no cenário internacional. A parceria firmada e a presença de técnicos italianos na cidade visam potencializar a qualidade do nosso produto e, consequentemente, melhorar o nosso tão importante turismo rural da cidade”, avalia Luiz Fernando.
Encontro reforçou a parceria que irá potencializar a qualidade do produto jundiaiense
Além das aulas, o acordo possibilita a identificação do enoavatar do Vinho Paulista, em especial para região de Jundiaí; organização de missões entre as instituições com atividades experimentais; plantio de um vinhedo experimental na ETEC com seis variedades de uvas do Veneto, sendo três brancas e três tintas, além de desenvolvimento de atividades de monitoramento e catalogação de uvas e a implantação de um departamento dedicado à microvinificação e microespumatização.
“A Scuola Enologica G.B Cerletti é a primeira escola de enologia da Itália. A parceria com essa grande instituição possibilitará um intercâmbio e troca de experiências bastante ricas com o objetivo de melhorar ainda mais o nosso produto, já conceituado em todo o Brasil. Jundiaí está no caminho certo e só tem a ganhar com essa parceria”, comenta Eduardo Alvarez.
O Centro de Enologia foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários