Coleta de exames e vacinação serão serviços oferecidos no CECE Jardim Ângela, dia 9
Publicada em 07/03/2024 às 08:00
Para celebrar o Dia das Mulheres, a Prefeitura de Jundiaí, a partir da união de todas as Unidades de Gestão (UGs), com centralização da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), realiza ação no dia 9 de março, no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Jardim Ângela o evento Mulher Cidadã, com oferta de serviços, inclusive a coleta de exames citopatológico (papanicolau), e exame de mama, vacinação – atualização da caderneta -, além de design de sobrancelha, workshops, atendimento social, microchipagem de pets e brincadeiras para toda a família.
“Reunir as mulheres para oferecer vários atendimentos e serviços em um único dia e espaço. Essa é a intenção das equipes de Promoção da Saúde (UGPS) e Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), que realizarão coleta de exame de papanicolau, acolhimento, vacinação e orientação sobre os riscos sobre a dengue, doença que está causando grande impacto em todas as cidades e precisa, necessariamente, da parceria entre as pessoas para evitar a proliferação”, comentou o gestor da UGPS, Tiago Texera.
Os atendimentos serão realizados na estrutura do CECE e também na EMEB Naman Tayar, anexa ao espaço esportivo. Todos os atendimentos não necessitarão de agendamento, bastando comparecer com documentos de identidade, comprovante de residência e a carteira de vacinação (no caso de atualização).
Além da coleta de exames e vacinação, ainda será realizada atividade de fitoterapia, auriculoterapia, orientação contra dengue, avaliação contra câncer bucal, palestra sobre saúde da mulher e dança circular realizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Auriculoterapia será uma das atividades oferecidas no evento Mulher Cidadã
Câncer
A docente da FMJ e especialista em ginecologia, Profa. Dra. Ana Carolina Marchesini de Camargo, realizará com mais professoras da ginecologia, uma equipe de estudantes de medicina e outros profissionais da saúde, exame clínico das mamas, coleta de exame Papanicolau e orientações sobre métodos contraceptivos.
Para a médica, iniciativas como esta desempenham um papel crucial na promoção de inclusão social e da saúde da mulher, pois possibilitam o acesso ao serviço de saúde, a apropriação dos seus direitos produtivos e a identificação precoce de doenças. “A participação ativa da comunidade feminina em eventos é fundamental para conscientização, planejamento familiar e prevenção de doenças”, afirma a ginecologista.
O Papanicolau é o exame empregado como rastreamento do câncer de colo uterino e deve ser realizado periodicamente. “Ele possibilita o diagnóstico de lesões que podem causar o câncer do colo uterino se não forem tratadas precocemente”, conclui. O exame clínico das mamas faz parte do rastreamento do câncer de mama que deve ser complementado em com a mamografia em mulheres acima dos 40 anos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários