Ações contra a dengue seguem sendo reforçadas, mas casos aumentam
Publicada em 06/03/2024 às 17:31
Mesmo com ações diárias para o combate e enfrentamento da dengue, Jundiaí registra aumento de 27% nos casos, desde o último boletim no dia 1º de março. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (6). O Município acumula 1.246 ocorrências – 264 a mais – e está com 1.272 exames no aguardo de resultados. Os casos autóctones, ou seja, adquiridos no Município, cresceram 22% e os importados, 11%. O governo de São Paulo decretou estado de emergência para a doença.
O bairro Ivoturucaia, que desde de dezembro recebe ações, como orientação casa a casa, busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, coleta extra de inservíveis e nebulização veicular, segue sendo a região com mais casos: 334. Na sequência estão: Vila Ruy Barbosa, com 64; Vila Nambi, com 46; Jardim Tamoio, 40; Vila São Sebastião, 32; e o Centro, com 32 ocorrências.
Sábado, a região central recebeu as equipes
“Desde o ano passado, colocamos em prática uma séria de medidas adicionais para conter os casos. Em toda a cidade, estamos trabalhando de maneira intersetorial e levando a informação para que a população se conscientize. Não podemos controlar a chuva e a temperatura, que estão favoráveis ao mosquito, mas podemos cuidar das nossas casas, do nosso ambiente, eliminando tudo o que possar acumular água e servir de criadouro para o Aedes. Mesmo com todos os alertas, focos do mosquito são localizados nas residências. A dengue é uma doença evitável e precisamos agir para não perdemos vidas”, afirma o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Nesta quarta-feira, em complemento as estratégias, os bairros Vila Nambi e Ruy Barbosa receberam nebulização veicular para conter o avanço da transmissão. Até sexta-feira (8), usuários do serviço de transporte estão sendo sensibilizados pelas equipes da Saúde nos Terminais de Ônibus. No final de semana, as equipes farão novo mutirão nas Vilas Nambi e Ruy Barbosa.
Ações extra para a coleta de inservíveis estão entre as estratégias da Prefeitura para conter os casos
Rede de atendimento
A Prefeitura orienta que tendo sintomas da doença – febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulação, manchas na pele, dor nos olhos e fraqueza – a pessoa procure os equipamentos da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família – para atendimento pela equipe de saúde, preferencialmente no período da manhã.
Os casos graves devem ser direcionados ao Pronto Atendimento (PA) Hortolândia (abertura às 7h e fechamento dos portões às 21h) e à UPA Vetor Oeste (atendimento 24h). Os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente grave são: dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes, sangramento de mucosas e alteração de consciência.
Todas as informações referentes à dengue estão disponíveis na página lançada pela Prefeitura, onde é possível acompanhar, além do cenário, as ações previstas no Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários