Programa Pé de Árvore recebe mais 18 novas mudas no Jardim Paulista
Publicada em 06/12/2023 às 15:06
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa Pé de Árvore, realizou o plantio de 18 novas árvores na Rua David Zoilo Morandini, no Jardim Paulista. As mudas de Lophantera Amazônica e Ipês Brancos foram colocadas depois que moradores fizeram a solicitação.
Morador do bairro há 20 anos, César Mussi Júnior destaca a importância da arborização. “Além de deixar a rua mais bonita, ficamos com um ar mais puro. Toda nova árvore é bem-vinda”, disse. Fabiana Alves, moradora do Jardim Paulista há 6 anos, também apoia a medida. “A rua fica mais gostosa e com sombra. Quando crescerem, ficará ainda melhor”.
Programa Pé de Árvore da Prefeitura planta 18 novas mudas no Jardim Paulista
“Neste ano, plantamos 96 árvores em diversos pontos da cidade e que foram solicitadas diretamente pelos moradores. Ruas arborizadas proporcionam conforto ambiental com temperaturas mais amenas e são um incentivo para que as pessoas andem a pé, o que também é muito saudável. Por isso a arborização urbana tem um papel tão importante na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, disse a diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, Sylvia Angelini.
O Programa Pé de Árvore é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas. E também com o apoio da DAE na abertura dos canteiros nas calçadas e execução do plantio.
“O morador entrou em contato conosco demonstrando interesse em arborizar ainda mais a calçada da rua, que é uma das principais do Jardim Paulista, e ter mais pontos de sombra. Analisamos toda a sua extensão e desenvolvemos o projeto, que além de deixar a calçada mais bonita, trará a sombra mencionada pelo morador, além de melhor qualidade do ar e a redução dos ruídos causados pelos veículos”, disse o assessor da UGPUMA, Victor Hugo Costa.
Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que solicitam e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.
César Mussi Júnior, morador do bairro, apoia o plantio
Mudas de Lophantera Amazônica e ipês brancos foram plantadas
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários