Jundiaí está entre as 28 cidades do País certificadas por ações contra o HIV
Publicada em 07/12/2023 às 08:32
Neste Dezembro Vermelho – dedicado à conscientização sobre o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) -, Jundiaí foi certificada pela Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, concedida pelo Ministério da Saúde (MS). A conquista – um marco para a cidade – é fruto da conjunção de esforços para prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs/HIV, aliada a assistência adequada durante o pré-natal. Neste ano, apenas 27 munícipios alcançaram os indicadores para certificação e um município para recertificação e, nesta sexta-feira (8), participam da premiação oficial, em Brasília.
A transmissão vertical acontece quando a mãe não é diagnosticada e/ou tratada adequadamente e transmite a infecção do HIV para criança durante a gestação ou parto, podendo, no caso do HIV, também ocorrer a transmissão durante a amamentação. Há 12 anos, a cidade não registra casos.
“A saúde é nossa prioridade e a rede está preparada para momentos de diagnóstico precoce e tratamento. Sendo a Cidade das Crianças, também priorizamos os cuidados desde a gestação, entendendo os reflexos para esse público e os resultados dessa ação a médio e longo prazos. Esse certificado é um reconhecimento importante de um trabalho feito em rede para a promoção do bem-estar da nossa população”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.
O processo de avaliação foi minucioso. Em agosto, foram feitas vistorias em equipamentos de saúde
Os municípios certificados passaram por minucioso processo, onde foram avaliados dados epidemiológicos, assistenciais e de direitos humanos, além de políticas no manejo das gestantes, puérperas e crianças vivendo com HIV. Também foram efetuadas vistorias in loco. Em agosto, os integrantes da Equipe Nacional de Validação do MS conheceram o trabalho desenvolvido na Atenção Básica, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada, no Departamento de Vigilância em Saúde, no Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI), nos Consultórios de Rua e no Hospital Universitário (HU).
“Atuamos de maneira intersetorial, a partir da oferta de vários serviços e iniciativas, visando a promoção da saúde da população. Eles puderam conferir nossos indicadores e ver o trabalho na ponta, conhecendo todo o fluxo. Temos uma equipe comprometida e esse envolvimento tem sido fundamental. Estamos muito felizes por essa certificação que atesta nossas boas práticas e reitera que estamos no caminho certo”, enfatizou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
A cidade atua para diagnóstico, prevenção e tratamento das ISTs
Jundiaí, além de ofertar assistência completa a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) IST/HIV, do AMI e da Atenção Básica, dispõe de um Grupo de Trabalho Intersetorial de Investigação à Transmissão Vertical do HIV, responsável pela investigação e discussão de todos os casos da cidade, e da comissão Flores de Lótus, rede de cuidados intersetoriais às gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas, vinculada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social.
O Município, desde agosto de 2022, ainda conta com a plataforma “Alertas Primeira Infância”, que aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, cruzando os dados, inclusive sobre a necessidade de algum exame, como o de HIV, que a gestante não tenha efetuado, e emite alertas que permitirão a busca ativa e a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.
Além do gestor de Promoção da Saúde, participa da cerimônia, representando o prefeito Luiz Fernando, a médica do AMI, infectologista Flávia Morais Gennari Pinheiro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários