Operação fiscaliza e orienta visitantes irregulares na Serra do Japi
Publicada em 10/12/2023 às 15:08
Música alta, churrasco, bebidas alcoólicas e um grupo com cerca de 10 pessoas na Cachoeira Morangaba, na Serra do Japi. Esse foi o cenário encontrado pela Divisão Florestal da Guarda Municipal durante uma das visitas da fiscalização realizada na área neste domingo (10).
Ao longo do dia, dezenas de situações semelhantes foram flagradas durante as rondas da ação, que também contou com participação da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Fundação Serra do Japi.
“O objetivo é de orientação. Muita gente pensa que a Serra do Japi é uma área pública, mas não é. Existem várias propriedades particulares, que são invadidas com frequência por conta das quedas d’água. Ao longo dessas visitas, as pessoas deixam lixo para trás e provocam degradação do meio ambiente”, comentou o agente de zoonoses e chefe da divisão de fiscalização da UGPUMA, Adriano Zonaro.
Fiscalização teve caráter educativo
Segundo ele, a operação flagrou, também na Cachoeira Morangaba, na qual a visitação é proibida, um grupo de 200 ciclistas de Campinas, que combinaram o passeio por meio de redes sociais.
O subinspetor da Guarda Municipal Cláudio Souza frisou que se trata de uma ação preventiva. “Os visitantes se organizam pelas redes sociais e chegam em grandes grupos. Alguns quebram as cercas das áreas particulares para acessar as cachoeiras.”
De acordo com ele, por conta dos dias quentes, o movimento na Serra aumenta bastante. E, por conta disso, ações como esta serão intensificadas. Vale lembrar que não é permitido o acesso a nenhuma cachoeira da Serra do Japi no território jundiaiense.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários